Borba: Arcebispo de Évora incentivou a «maior solidariedade e humanização»

D. Francisco Senra Coelho presidiu a Missa pelas vítimas da derrocada na Estrada 255

Borba, 07 jan 2019 (Ecclesia) – O arcebispo de Évora presidiu este domingo a uma Missa pelas vítimas da derrocada da Estrada 255, entre Borba e Vila Viçosa, e apelou a “maior solidariedade e humanização”.

“A cidade de Borba guardará para sempre nas entranhas da sua memória, da sua história estas páginas duras e dramáticas, transformando-as todos os dias em compromisso pascal de maior solidariedade e humanização”, disse D. Francisco Senra Coelho, este domingo.

Na sua homilia, o arcebispo de Évora afirmou que a memória das vítimas falecidas na derrocada da Estrada 255 entre Borba e Vila Viçosa pede “um grande monumento”, isto é, que todos os dias apostem “forte nestes valores com transparência e coerência, humanização e solidariedade”.

A Missa na igreja de Nossa Senhora das Neves foi transmitida pela TVI e D. Francisco Senra Coelho pediu aos telespetadores e aos fiéis da Unidade Pastoral de Borba para darem “o melhor de cada um” na aposta de humanização, “fazendo o preito de gratidão e sufrágio aos que partiram e aos que sofrem com os que partiram”.

A derrocada na Estrada 255 entre Borba e Vila Viçosa provocou cinco mortes, no dia 19 de novembro de 2018.

Na Eucaristia dominical da solenidade da Epifania do Senhor, conhecida popularmente como Dia de Reis, o arcebispo explicou que o gesto de homenagem dos Magos “é a resposta humana ao Emanuel, Deus connosco, nele se tornam filhos da luz”.

Recordando que o atual ano pastoral na arquidiocese alentejana é dedicado à missão salientou que percebem “como o mistério da Epifania” leva pelas estradas missionárias, “mostrando o Emanuel”.

“Como discípulos missionários somos enviados a levar Cristo a todas as periferias, celebrar a Epifania é encontrarmo-nos com a vocação missionária de todos aqueles que alguma vez descobriram a beleza do amor de Deus”, desenvolveu D. Francisco Senra Coelho.

A Missa foi animada pelo coro e banda dos Arautos do Evangelho que, da parte da tarde deste domingo, apresentaram um “concerto Dia de Reis” que contou com a presença do arcebispo de Évora e, segundo comunicado à Agência ECCLESIA, marcou “o encerramento do ciclo de homenagens musicais ao Menino Jesus”.

CB/PR

Partilhar:
Scroll to Top