Bispos do Brasil atribuem prémios de cinema, televisão, rádio e imprensa

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil entrega nesta Sexta-feira os seus prémios de comunicação. A cerimónia ocorrerá na cidade de Porto Alegre.

As distinções serão atribuídas às categorias de Cinema, Imprensa, Televisão e Rádio. Os galardões, concedidos anualmente, pretendem “reconhecer a arte e o mérito dos profissionais dos meios de comunicação social que contemplam nas suas produções os valores humanos, cristãos e éticos”.

O prémio de Cinema foi atribuído a três trabalhos. “O Sal da Terra”, de Eloi Pires Ferreira; a curta-metragem de ficção narra a vida de um padre que optou por realizar a sua missão pastoral nas estradas do Brasil, como camionista. “O Retorno”, de Rodolfo Nanni, centra-se nas condições de vida da população no Nordeste do país. Em “Nos Caminhos do Lixo”, Eunice Gutman apresenta o processo de formação de uma cooperativa de profissionais de limpeza dos espaços públicos e o seu singular sistema de trabalho e rendimento.

Os galardões para Televisão distinguiram a reportagem “Associação Criança e Família”, de Fernanda Souza de Santana, e o documentário “Chave para a Liberdade”, de Esmael Neto, Guilherme Guimarães e Rafael Teixeira.

A reportagem “Anti-heróis”, da Folha de São Paulo, sobre a vida dos cortadores de cana, e a reportagem “A Roda Viva da Cana”, do Jornal Porantim, acerca do aliciamento de menores indígenas para o trabalho no corte de cana, foram os premiados da categoria Imprensa.

As principais distinções radiofónicas foram atribuídas à Rádio Evangelizar, à Rádio Imaculada Conceição e à Rádio Fátima de Vacaria.

Os excertos de dois filmes e um documentário podem ser vistos no site do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top