Bispo de Viana preside à Festa de S. Miguel de Azevedo

O bispo de Viana do Castelo, D. José Augusto, vai presidir às festas de S. Miguel de Azevedo. A celebração litúrgica foi assinalada na passada Terça-feira, dia 29 de Setembro, mas “a festa do Padroeiro não ficou por este dia”, refere um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

No próximo fim de semana, D. José Augusto visita a paróquia, onde terá oportunidade para se encontrar com “crianças, os doentes, os crismandos, os catequizandos e catequistas, todos os membros empenhados nos movimentos e obras de apostolado” e presidir às celebrações.

“A visita pastoral decorre em Ano Sacerdotal e em clima de encontro”. O mês de S. Miguel foi dedicado à oração mais intensa pelos sacerdotes e à redescoberta do sacramento da Reconciliação.

História
«A referência histórica mais antiga a esta freguesia encontra-se na doação feita por D. Afonso Henriques desta ermida ao abade do mosteiro de Vitorino das Donas, antes de 1180.

Foi curato da apresentação do convento de Tibães, até à desanexação deste do colégio de São Bento de Coimbra. O seu cura passou então a ser apresentado por aquele colégio.

Esta freguesia e a de São Sebastião de Vile formavam uma paróquia, servindo de igreja paroquial o mosteiro beneditino de São Pedro de Varães. Só a partir de século XVII  e após várias vicissitudes, os fregueses de Azevedo lograram edificar o templo e separar definitivamente a sua igreja paroquial da de Vile.

Em vista de 3 de Abril de 1621, o arcebispo de Braga, D. Afonso Furtado de Mendonça deu-lhe o nome de São Miguel de Azevedo»1

São Miguel é uma freguesia com 388 anos, celebrados no terceiro dia do mês de Abril, dia da dedicação da Igreja, que antes era a ermida de S. Tomé, construída em 1513 por Martim Anes de Azevedo ou Martinhães d`Azevedo.

[1] Inventário Colectivo dos Arquivos Paroquiais vol. II. Norte Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo

Redacção/Paróquia de São Miguel

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top