Bispo de Aveiro destaca diáconos permanentes

D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, classificou a ordenação de um novo padre e seis diáconos permanentes como um “sinal de confiança no futuro e uma bênção de Deus que devemos agradecer e merecer”.

“O número significativo de diáconos permanentes diz-nos que há entre nós um manancial extraordinário de graça e de bênção que urge merecer e valorizar, integrando cada vez mais os diáconos permanentes na vida das comunidades e na acção pastoral diocesana que como ministros ordenados lhes concerne”, escreve.

Para este responsável, “a nomeação dos novos diáconos permite reorganizar a distribuição de todos pelo todo diocesano, tendo em conta a idade, a saúde, o trabalho pastoral anteriormente atribuído e as necessidades pastorais mais prementes”.

Na nota em que procede às nomeações para o novo ano pastoral, o prelado admite que a Diocese enfrenta “escassez de Clero”, o que leva a “recorrer à cooperação de Igrejas irmãs e de Congregações religiosas”.

Neste sentido, o Bispo de Aveiro desafia a “investir com confiança e com determinação no Seminário e na Pastoral Vocacional e incentiva-nos a trabalhar em toda a Diocese com renovado entusiasmo e com fundada alegria, certos de que Deus não faltará à sua Igreja com os trabalhadores necessários”.

D. António Francisco dos Santos destaca ainda a “presença activa e contemplativa na Diocese de numerosas comunidades religiosas” e o “percurso exemplar na formação dos leigos como servidores responsáveis e comprometidos do Reino de Deus”.

“Importa valorizar as instâncias de participação e de corresponsabilidade pastoral e chamar os leigos a viver também aí a alegria da fé e o empenhamento da vida cristã.”, assinala.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top