Bíblia: Franciscanos Capuchinhos querem cristãos mais formados

Terminada a 36ª Semana Bíblica nacional, organização prepara-se para semanas regionais de estudo das escrituras

Fátima, Santarém 30 ago 2013 (Ecclesia) – Palavra, fé e vida foram os elementos essenciais para formar os cristãos que participaram na 36ª Semana Bíblica Nacional, organizada pelos Franciscanos Capuchinhos, e que vão estar em estudo nas semanas regionais do novo ano pastoral.

“Toda a temática aborda a perspetiva da fé que é transportada para a vida mas tem origem na palavra”, começa por explicar frei Herculano Alves o tema, “Palavra, fé e vida – da palavra de Deus à fé dos Homens”, da 36ª Semana Bíblica Nacional, dos Franciscanos Capuchinhos.

“Não se podia conceber uma semana a falar apenas da fé porque nós sabemos que a raiz da fé está na palavra de Deus sendo essa fé a resposta à palavra”, revelou o biblista à Agência ECCLESIA.

A semana bíblica terminou esta quinta-feira, no Seminário do Verbo Divino, em Fátima, com um balanço “muitíssimo positivo”.

Com uma afluência de 280 participantes, a organização refere que o ponto negativo foi “a crise que pesa no orçamento familiar e se sente também na bíblia”, revela o frei Herculano Alves, diretor da revista Bíblica.

Os temas apresentados neste encontro nacional são “sempre o modelo” para as semanas bíblicas regionais que os Franciscanos Capuchinhos animam anualmente na Madeira, nos Açores, em Gondomar, em Barcelos e no Porto, “ou em outros lugares, como Viseu”, revela o frei Herculano Alves.

“Embora não com a calma e tranquilidade como na semana bíblica nacional onde há conferências de manhã e de tarde, e onde as pessoas estão o dia todo em estudo, reflexão e oração”, assinala.

Para o biblista, a “nova evangelização ou simplesmente evangelização” faz-se através da bíblia e para isso é necessário “levar” aos fiéis o seu conhecimento, para que estes saibam fazer uma “boa interpretação” da sagrada Escritura.

As semanas bíblicas nacionais são um espaço de “formação de qualidade e quantidade” com conferencistas “altamente competentes, conhecidos da Igreja em Portugal”, assinala o frei Herculano Alves que pretende que exista mais participação dos cristãos e maior colaboração das dioceses na sua divulgação.

Por isso, os franciscanos capuchinhos gostariam que se desenvolvessem “parcerias” com os organismos diocesanos, para que “os católicos ou pelo menos as pessoas responsáveis pela pastoral pudessem participar nesta formação nacional”.

As conferências da 36ª Semana Bíblica Nacional vão ser publicadas no final de setembro, na “série científica da revista Bíblica”, informa o frei Herculano Alves.

O responsável conclui que em outubro se inicia a organização o tema da próxima edição da semana bíblica, publicado posteriormente na revista Bíblica.

CB/LS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top