Bento XVI pede preparação espiritual para o Natal

Oração e atenção a amigos e família são propostas do Papa

Bento XVI pediu espaço para “os exercícios espirituais, a oração e a renovação da vida interior” na preparação para as festas do Natal.

O Papa falava na sala Paulo VI, do Vaticano, que esta manhã acolheu milhares de fiéis para a Audiência Geral. Aos peregrinos de língua portuguesa, Bento XVI desejou “um tempo santo de Advento fixando o olhar na Virgem Mãe, a parte melhor e mais excelsa da Igreja”.

“Como Maria, preparemos o coração, a família, os amigos para acolher e oferecer Jesus no Natal. São os meus votos e também a minha Bênção”, disse.

A catequese desta Quarta-feira foi dedicada à figura do abade Rupertom que faleceu em 1129,  no mosteiro beneditino de Deutz. “Contra alguns que defendiam uma presença meramente simbólica de Jesus na Eucaristia, Ruperto defende a presença real, afirmando a continuidade entre o Corpo do Verbo encarnado e o Corpo de Cristo presente nas Espécies do pão e do vinho”, lembrou o Papa.

Ruperto defendia que “a encarnação sempre estivera prevista, independentemente do pecado do homem; era necessária para que a humanidade pudesse reunir-se em Cristo como uma só família para glória e louvor de Deus Pai”.

Bento XVI destacou também a “profunda adesão ao Sucessor de Pedro”, deste monge beneditino, que preferiu ver adiada a sua ordenação sacerdotal do que recebê-la das mãos de um Bispo em ruptura com o Papa. “A referência ao ministério petrino garante fidelidade à sã doutrina e dá serenidade e liberdade interior”, assegurou o Papa.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top