Novo responsável substitui D. Walter Mixa, que renunciou no seguimento de denúncias de maus tratos a alunos de um orfanato católico
O Papa nomeou esta Quinta-feira o novo bispo de Augsburg, Alemanha, em substituição de D. Walter Mixa, que apresentou a resignação a 8 de Maio.
O novo prelado, D. Konrad Zdarsa, nasceu na cidade germânica de Hainichen, diocese de Dresden-Meißen, a 7 de Junho de 1944, tendo sido ordenado padre a 16 de Março de 1974.
De 1977 a 1982 prosseguiu os estudos na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde obteve o doutoramento em Direito Canónico.
Na diocese de Dresden-Meißen, além de vigário da catedral, secretário do bispo e responsável por comunidades locais, ocupou os cargos de presidente da Cáritas, director da Obra Pontifícia para as Vocações e responsável pelo Departamento de Pessoal da Cúria e diaconado permanente.
Entre 2004 e 2007 foi vigário geral da diocese, até que em 24 de Abril desse ano foi nomeado bispo de Görlitz, cargo que ocupava até hoje.
O Papa aceitou a renúncia de D. Walter Mixa, no seguimento de denúncias que o acusavam de ter batido em alunos de um orfanato católico.
O prelado, também responsável pela Pastoral das Forças Armadas, referiu então ter consciência das suas próprias “fraquezas” em “40 anos de padre e 14 de serviço episcopal”, tendo pedido desculpa às pessoas a quem causou problemas.
Mais tarde, em entrevista ao semanário “Die Welt”, D. Walter Mixa falou de um complô para o obrigar a renunciar, tendo manifestado o desejo de ser recebido pelo Papa e ser reintegrado.
Bento XVI recebeu o antigo bispo de Augsburg a 1 de Julho, tendo confirmado definitivamente a aceitação da renúncia.