Papa nomeia italiano e guineano para o grupo dos seus mais directos colaboradores
Bento XVI nomeou esta Quinta-feira, 7 de Outubro, duas novas presidências para os organismos da Cúria Romana, confirmando assim a tendência de renovação dos últimos anos, que chega já à quase totalidade das Congregações e Conselhos Pontifícios.
O Papa aceitou o pedido de renúncia apresentado pelo Cardeal brasileiro Cláudio Hummes, de 76 anos, prefeito da Congregação para o Clero desde Outubro de 2006, substituindo-o pelo Arcebispo italiano Mauro Piacenza, até agora secretário dessa Congregação.
D. Mauro Piacenza nasceu em Setembro de 1944 e já foi presidente da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja e da Comissão Pontifícia de Arqueologia Sacra.
Bento XVI substituiu ainda o presidente do Conselho Pontifício “Cor Unum”, dado que o Cardeal Paul Josef Cordes apresentou a renúncia, por ter atingido o limite de idade imposto pelo direito canónico.
Ao Cardeal alemão, que presidia ao Conselho desde 1995, sucede o Arcebispo Robert Sarah, da Guiné-Conakry, nascido em 1945, secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos a partir de 2001.
Desde a sua eleição, em Abril de 2005, o actual Papa nomeou um novo Secretário de Estado, substituiu oito prefeitos nas nove Congregações da Cúria Romana (duas vezes na Congregação para o Clero) e dez dos onze presidentes dos Conselhos Pontifícios, tendo ainda criado um novo Conselho, para a Nova Evangelização.
A actual Cúria Romana – o conjunto dos dicastérios e dos organismos que coadjuvam o Papa no exercício da sua missão – tem uma presença europeia muito significativa, sobretudo da Itália.
De facto, na lista de Congregações, Tribunais, Conselhos, Ofícios e Institutos da Cúria surgem treze italianos, num total de 22 nomes europeus (quatro dos quais polacos).
A estes somam-se três norte-americanos, um canadiano e um argentino. Gana, Guiné-Conakry e Índia completam a lista de países representados nas presidências.
Em perspectiva estão novas mudanças entre os mais directos colaboradores do Papa, dado que os Cardeal Franc Rode completou 76 anos em Setembro e D. Antoni Stankiewicz cumpre neste mês 75 anos de idade.