Apostolado do Mar vai apresentar propostas

Responsáveis nacionais aceitaram desafio de D. António Vitalino Dantas, presidente da Conferência Episcopal da Mobilidade Humana

Durante uma reunião que juntou 9 dos 11 responsáveis dos grupos paroquiais do Apostolado do Mar e “Stella Maris”, em Fátima, no dia 5 de Outubro, D. António Vitalino Dantas desafiou os participantes a darem o seu contributo para o documento da Igreja – “Repensar juntos a pastoral em Portugal”.

De acordo com o padre António Sílvio Couto, director nacional do Apostolado do Mar, “foi com grande alegria que os grupos acolheram esta proposta, já que se trata de um trabalho que poderá contribuir para o surgimento de novas ideias para esta área pastoral”.

Agora, o passo seguinte será responder às questões que aquele documento episcopal apresenta, e compilar as respostas de cada grupo paroquial, para que sejam apresentadas durante o próximo retiro do Apostolado do Mar, que terá lugar em Fevereiro de 2011.

Outro destaque diz respeito à nova folha formativa, intitulada “Junto ao Mar”, que já foi lançada para os próximos três meses.

A publicação foi criada para “fazer uma ligação da liturgia e da caminhada da Igreja, ao percurso das pessoas que estão no Apostolado do Mar”, explica o padre António Sílvio Couto.

A edição de Outubro é dedicada às missões, enquanto que em Novembro será abordada a comunhão dos santos. Finalmente, em Dezembro, a folha assinala o tempo de advento e toda a preparação para o Natal.

No que diz respeito à edição de Novembro, trata-se de “abordar a vivência do mês das almas e tudo o que isso pode significar na religiosidade do povo marítimo”, sublinha o sacerdote, lembrando por exemplo que “a morte é uma realidade com a qual o povo do mar convive muito e que tem de ser cuidada”.

O Apostolado do Mar está neste momento organizado em Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Caxinas, Aveiro, Buarcos, Nazaré, Peniche, Sesimbra, Setúbal (Anunciada e São Sebastião) e Fuzeta.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top