Bento XVI: «jovens dão força à Igreja»

Bento XVI considera a Jornada Mundial da Juventude, marcada para Madrid, em 2011, como uma graça de Deus para a Igreja

Para o Papa, a presença dos jovens “renova, rejuvenesce e dá novas forças à Igreja”. Por isso, aquele responsável considera que “as Jornadas Mundiais da Juventude são uma graça para toda a comunidade de Deus”.

Bento XVI encorajou não só os jovens como toda a comunidade eclesial a preparar e a participar activamente na XXVI Jornada Mundial da Juventude, marcada para o próximo ano, em Madrid, entre 16 e 21 de Agosto.

Numa declaração divulgada hoje, dia 3, pelo gabinete de imprensa do Vaticano, o Papa espera que a iniciativa conte com a presença entusiástica de toda a Igreja, dirigindo-se especialmente aos jovens.

“Espero-vos lá com grande alegria. Através da Igreja, Jesus Cristo quer tornar-vos firmes na vossa fé”, sublinha o Papa, dirigindo-se aos jovens.

Reconhecendo não ser fácil, na sociedade actual, acreditar e seguir Cristo, Bento XVI pede aos jovens para que não se deixem desencorajar e “procurem apoio junto da comunidade cristã e da Igreja”.

Falta cerca de um ano para que a JMJ2011 tenha início, um tempo que deverá ser aproveitado, segundo o Papa, para uma preparação cuidada, “com os bispos, sacerdotes e os dirigentes da pastoral juvenil nas dioceses, paróquias, associações e movimentos”.

Uma boa preparação espiritual, a força da oração, a escuta da Palavra de Deus e a entreajuda são pontos-chave para que a jornada de Madrid tenha a qualidade pretendida.

“Queridos jovens, a Igreja depende de vocês. Ela precisa da força da vossa fé, da vossa caridade criativa e da energia da vossa esperança”, concluiu Bento XVI, deixando esta missão aos jovens.

Na sua mensagem, o Papa agradeceu o trabalho da Igreja em Espanha, especialmente às dioceses, paróquias, santuários, comunidades religiosas, associações eclesiais e movimentos, e a todos aqueles que estão a participar na preparação do evento.

Terminou confiando todos à bênção de Deus e ao acompanhamento da Virgem Maria, através do seu exemplo de confiança e de entrega aos desígnios de Deus.

“Asseguro-vos que vou recordar-vos, como um pai, nas minhas orações e quero dar-vos a bênção do fundo do meu coração”, concluiu Bento XVI.

As próximas Jornadas Mundiais da Juventude deverão contar com a participação de cerca de 2 milhões de jovens, segundo uma estimativa adiantada pelo arcebispo de Madrid D. António Rouco Varela.

Quanto à participação portuguesa, o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, liderado pelo padre Pablo Lima, espera levar ao evento perto de 15 mil jovens. 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top