Bento XVI: Espanha tem alma católica

Papa agradeceu acolhimento e colaboração Igreja-Estado na realização das Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA a Madrid

Madrid, 21 ago 2011 (Ecclesia) – Bento XVI sublinhou hoje a “alma profundamente católica de Espanha, pedindo que este país “enfrente os desafios da hora atual e continue a avançar pelos caminhos da concórdia, da solidariedade, da justiça e da liberdade”.

No final de uma visita de quatro dias, a terceira em solo espanhol, o Papa apelou a uma “convivência salutarmente aberta, plural e respeitadora”, que “sabe e pode progredir sem renunciar à sua alma profundamente religiosa e católica”.

“Estes dias, que passei em Madrid com uma representação tão numerosa de jovens da Espanha e do mundo inteiro, ficarão profundamente gravados na minha memória e no meu coração”, disse Bento XVI, numa cerimónia no aeroporto de Barajas, diante dos reis de Espanha e outras autoridades civis, agradecendo a colaboração Igreja-Estado na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, que decorreu em Madrid, com mais de milhão e meio de pessoas.

Após sublinhar o papel de vários dos envolvidos na promoção do maior evento juvenil da Igreja Católica, o Papa referiu ao rei que “os jovens, protagonistas desta Jornada Mundial da Juventude, foram muito bem acolhidos aqui e em tantas cidades e localidades espanholas, que puderam visitar nos dias anteriores da referida Jornada”.

”Majestade, o Papa sentiu-se muito bem na Espanha”, acrescentou.

Bento XVI esteve em Valência (2006), Santiago de Compostela e Barcelona (2010), para além desta visita a Madrid.

Tratou-se também da terceira viagem do atual Papa à cidade que acolhe as JMJ, depois de Colónia (Alemanha, 2005) e Sidney (Austrália, 2008).

“A festa da fé que compartilhamos permite-nos olhar em frente com muita confiança na Providência, que guia a Igreja pelos mares da história; por isso permanece jovem e cheia de vitalidade, mesmo enfrentando árduas situações”, assinalou.

Bento XVI quis “agradecer com todo o coração aos jovens por terem vindo a esta Jornada, pela sua participação alegre, entusiasta e vigorosa”.

“Obrigado e parabéns pelo testemunho que destes em Madrid e no resto das cidades espanholas onde estivestes. Convido-vos agora a difundir por todos os cantos do mundo a feliz e profunda experiência de fé que vivestes neste nobre país”, apontou.

Em conclusão, o Papa afirmou deixar a Espanha “feliz e agradecido a todos”, por ter podido “celebrar esta Jornada repleta de graça e emoção, carregada de dinamismo e esperança”.

A 26.ª JMJ decorreu entre terça-feira e domingo sob o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, com a presença de Bento XVI desde quinta-feira e reunindo mais de um milhão de peregrinos, entre os quais 12 mil portugueses, números que fazem desta iniciativa o maior evento juvenil da Igreja Católica.

OC

[[v,d, ,]]

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR