Bento XVI diz que o Sudário é um «sinal de esperança»

Papa visita este Domingo a cidade de Turim, onde vai venerar a relíquia

Bento XVI disse este Domingo em Turim que o Santo Sudário é um “sinal de esperança” diante dos sofrimentos da humanidade.

O Papa visita a cidade italiana, onde esta tarde irá venerar o Sudário, uma das relíquias mais famosas do mundo cristão.

Na Missa a que presidiu esta manhã, diante de dezenas de milhares de pessoas, Bento XVI assinalou que o Santo Sudário reflecte os “sofrimentos” de todas as pessoas, permitindo ver, “como num espelho”, os “sofrimentos de Cristo”.

O Sudário foi exposto publicamente pela primeira vez nos últimos anos. Trata-se de um pano de linho puro que alguns afirmam ter sido utilizado para envolver o corpo de Jesus Cristo após sua crucificação.

A homilia de Bento XVI partiu do Evangelho que este Domingo é proclamado nas igrejas de todo o mundo, no qual, segundo o Papa, se lê um “mandamento novo”.

“Trata-se de um amor sem limites, universal, capaz de transformar até mesmo todas as circunstâncias negativas e todos os obstáculos em ocasiões para progredir no amor”, explicou.

Uma palavra especial foi dedicada aos sacerdotes, diáconos  e religiosos, reconhecendo que às vezes o “trabalho na vinha do Senhor pode ser difícil”.

O Papa não esqueceu as “dificuldades, problemas, preocupações” de tantas pessoas em situação de “precariedade, por falta de trabalho, incerteza pelo futuro, sofrimento físico e moral”, referindo as famílias, os jovens, as pessoas idosas, sós ou marginalizadas e os migrantes.

À “Igreja que está em Turim”, Bento XVI deixou o convite a viver a fé cristã “na cidade, nos bairros, nas comunidades, nas famílias, de modo concreto e simples”.

À imagem do que fez João Paulo II, em Maio de 1998, o actual Papa irá venerar o Sudário, num programa que inclui ainda um encontro com jovens e uma visita a um centro para pessoas com deficiência.

Enquanto Cardeal, Joseph Ratzinger esteve na localidade italiana, em 1998, presidindo à peregrinação da Congregação para a Doutrina da Fé.

Embora não se possa afirmar com toda a segurança a autenticidade desta “relíquia”, o Papa João Paulo II gostava de falar dela como de um maravilhoso “ícone”.

O pano de linho com 4 metros e 36 centímetros de comprimento por 1 metro e 10 centímetros de largura foi alvo de uma intervenção de conservação em 2002.

Calcula-se que mais de dois milhões de visitantes desfilarão diante da relíquia, que permanecerá exposta ao público até o próximo dia 23 de Maio.

No site oficial, www.sindone.org, apresentam-se as informações relativas a todos os aspectos da organização desta exposição pública.

Os testes para provar se o Sudário realmente envolveu o corpo de Cristo começaram em 1898, depois de um fotógrafo de Turim ter feito uma foto do manto e, na revelação, descoberto que os negativos mostravam o corpo e o rosto de um homem crucificado.

Em 1989, o Sudário foi submetido ao teste do carbono-14 em três laboratórios da Suíça, Estados Unidos e Reino Unido. Os resultados dos testes datavam o tecido como sendo do período 1260 a 1390.

Vários especialistas criticaram os testes, considerando que foi mal feito: os três pedaços do tecido que foram cortados, naquela ocasião, para servir de amostra para o teste, eram das pontas, ou seja, a parte pela qual o manto foi suspenso nas inúmeras ocasiões em que foi apresentado aos fiéis ao longo dos séculos.

Em Abril de 1997, um incêndio destruiu a capela Guarini, onde o Santo Sudário é guardado, mas a relíquia foi resgatada sem sofrer danos. Meses mais tarde, foi estendida e não enrolada como até então, numa caixa à prova de incêndios e atentados.

Programa

(hora local, menos uma em Lisboa)     

16.30 – Encontro com os jovens na Praça de São Carlos. Discurso

17.30 – Veneração do Santo Sudário na Catedral de Turim. Meditação

18.30 – Encontro com os doentes na igreja da Pequena Casa da Divina Providência  -Cottolengo de Turim. Discurso

19.30 – Partida do Aeroporto Caselle para o Aeroporto de Ciampino (Roma)

Roma

20.30 – Chegada ao Aeroporto de Ciampino (Roma) e deslocamento em helicóptero para o Vaticano

20.45 – Chegada ao Vaticano

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top