Missa Crismal na diocese de Beja aconteceu na quarta-feira com convite aos padres para serem «homens de oração»

Foto: Diocese de Beja

Beja, 31 mar 2021 (Ecclesia) – D. João Marcos pediu aos padres da diocese de Beja para serem homens de “oração”, “libertos de preocupações económicas” e “disponíveis para ajudar os necessitados”.

“Sejamos, de facto, homens de Deus, homens de oração, homens libertos de preocupações económicas e sempre disponíveis para ajudar os necessitados. Ser homem de Deus é muito mais do que ser um funcionário religioso”, afirmou o bispo de Beja durante a homilia da celebração da Missa Crismal que aconteceu esta quarta-feira.

Numa homilia enviada à Agência ECCLESIA, o responsável afirmou que a vida de um padre, “se não tiver vida espiritual, não tem sentido” e criticou quem “não trabalha por Cristo mas por amor próprio”.

“Em vez de procurar o bem daqueles a quem foi enviado, é para si próprio que junta”, indicou.

D. João Marcos lembrou que um padre é “um mediador”, que a liturgia “é dirigida a Deus, a quem se oferece o culto e só depois ao povo”.

“Queridos padres: guardai estas orientações que vos ajudarão a recuperar a dimensão vertical da celebração eucarística e da vida cristã. Não nos basta fazermos celebrações espetaculares, mas horizontalistas, sem transcendência, celebrações das quais as pessoas saem superficialmente contentes, mas sem levarem no coração o Espírito Santo”, sublinhou.

O bispo de Beja pediu aos sacerdotes que “diminuam” e que façam crescer “Cristo”.

“Preguemos, caros padres, com as nossas palavras, a palavra de Cristo, para que Ele cresça e nós diminuamos, e não o contrário. Quantas vezes, nas homilias e sermões, vemos como brilha o pregador que se prega a si mesmo! Ele e as suas ideias são o texto e Deus, Cristo e a Igreja, ficam reduzidos a contexto ou a mero pretexto. Quantas vezes, por medo de escandalizar as pessoas, não lhes anunciamos o Evangelho! E, por isso mesmo, muitas deixam de vir à igreja”, lamentou.

D. João Marcos convidou os padres da sua diocese a “perscrutar com frequência” a Bíblia.

LS

Homilia da Missa Crismal de 2021 de D. João Marcos

Partilhar:
Share