Beja: Festival «Terras Sem Sombra» vai chegar a mais igrejas do Alentejo

Iniciativa encerra ciclo de concertos de 2012, projetando nova edição

Beja, 23 jun 2012 (Ecclesia) – O Festival «Terras Sem Sombra» vai marcar presença em mais igrejas da região do Baixo Alentejo a partir de 2013, ano em que continua a contar com a direção artística de Paolo Pinamonti.

Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA, Pinamonti está “a ultimar o programa de mais uma edição do festival, que terá como novidade, entre outras, um reajuste da sua geografia, de modo a poder contemplar novas localidades do nosso território”.

O Festival «Terras Sem Sombra» – promovido pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja – encerra, hoje, o seu ciclo de seis concertos na Basílica Real de Castro Verde, “belo monumento do tempo de D. João V, famoso pelas excelentes condições acústicas”, lê-se,

O concerto será a “estreia moderna, a nível mundial”, de «La Betulia Liberata», escrita ao redor de 1773 pelo compositor e violinista italiano Gaetano Pugnani, será interpretada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção do maestro Donato Renzetti.

O festival – assinala José António Falcão, diretor do referido departamento – “foi acolhido com um entusiasmo transbordante por parte da comunidade, que se estende às atividades direcionadas para o conhecimento do património histórico-cultural, da paisagem e dos recursos locais, sem esquecer a conservação da biodiversidade”.

“O triângulo música-património-biodiversidade revelou-se uma aposta em cheio no alvo pretendido: a dinamização do mundo rural e dos centros históricos no Alentejo”, conclui.

LFS

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top