60 jovens estão inscritos para a peregrinação a Roma, no Domingo de Ramos

Foto Agência ECCLESIA/CB, Jornada Diocesana da Juventude em Beja, com Fernando Santos

Beja, 18 jan 2020 (Ecclesia) – Fernando Santos participou hoje na Jornada Diocesana da Juventude de Beja para testemunhar a “alegria de viver” na “fé em Jesus Cristo”, num encontro que foi antecipado por causa da peregrinação de jovens a Roma, no Domingo de Ramos.

“É muito importante que possamos passar a todos, jovens e menos jovens, alegria que sentimos. É um caminho! Se as pessoas quiserem seguem, se não quiserem não seguem”, disse o selecionador nacional de futebol em declarações à Agência ECCLESIA.

Convidado a testemunhar aos jovens da Diocese de Beja a sua experiência de fé, Fernando Santos afirmou que não há vários “tipo de fé”, mas “a fé em Jesus Cristo”.

“Tudo isto é simples, não é preciso complicar. O que Cristo nos pede, sempre, é ‘Ide e Evangelizar’”, referiu, acrescentando que “cada um tem os seus dons” e pode “evangelizar à sua maneira”.

Para o coordenador do Departamento de Pastoral Juvenil de Beja é importante “manter o ritmo anual de encontro” numa diocese “muito grande e dispersa”, porque é uma ocasião de conhecimento entre os jovens e de afirmação de “caminho em conjunto”.

“Creio que os jovens necessitam de se sentir acarinhados pela Igreja, porque o Alentejo está muito envelhecido e, nas paróquias, as funções principais e os ministérios são assumidos pelas pessoas de mais idade os jovens são colocados de parte ou ocupam funções menores”, afirmou o diácono Francisco Molho.

Para o responsável do Departamento de Pastoral Juvenil de Beja, os jovens precisam de colocar os seus “dons a render” para que a Igreja “possa aproveitar” o que eles têm para dar.

O diácono Francisco Molho falou ainda da peregrinação a Roma no Domingo de Ramos para receber do Papa os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer em Lisboa em 2022, referindo que a Diocese de Beja tem 60 jovens inscritos para a deslocação ao Vaticano.

“Somos a segunda diocese com mais inscrições no país e agora é preciso validar todas as inscrições, porque há mais inscritos do que lugares”, afirmou.

Francisco Molho foi nomeado coordenador do Departamento de Pastoral Juvenil de Beja no início de agosto de 2019 e ordenado diácono no mês de setembro seguinte.

CB/PR

Partilhar:
Share