D. João Marcos convida «toda a diocese a associar-se» ao programa celebrativo
Beja, 08 jun 2021 (Ecclesia) – A comunidade católica de Beja está a celebrar o centenário da ordenação episcopal de D. José do Patrocínio Dias (1884-1965) e a sua entrada nesta Igreja local, evocando um “pastor” cujo “trabalho deu à diocese a sua forma atual”.
“Há pessoas cujas obras se apagam antes mesmo de morrerem fisicamente. Outras, porém, crescem e brilham com mais fulgor depois da sua morte, como é, seguramente, o caso do Sr. D. José do Patrocínio Dias”, escreve D. João Marcos, atual bispo de Beja.
Na informação enviada à Agência ECCLESIA, o responsável católico evoca a ação social em favor dos pobres do seu antecessor e o trabalho da Congregação das Oblatas do Divino Coração, fundada por D. José do Patrocínio Dias, que, com o Seminário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima, estão a promover as celebrações programadas para o centenário.
D. João Marcos destaca também o “imenso trabalho” de promotor das vocações sacerdotais e de fundador dos seminários diocesanos, primeiro em Serpa e depois em Beja.
“A mão cheia de padres entusiastas e generosos que ele formou e ofereceu à diocese, escreveu páginas gloriosas na história religiosa do Baixo Alentejo, do Alentejo litoral e da margem esquerda do Guadiana nos anos do século XX, de que somos quase contemporâneos”, acrescenta, numa nota publicada no jornal do Seminário de Nossa Senhora de Fátima de Beja.
O centenário da ordenação episcopal de D. José do Patrocínio Dias foi celebrado no dia 3 de junho e os 100 anos da sua entrada em Beja comemoram-se a 5 de fevereiro de 2022.
“O testemunho da sua vida exemplar permanece vivo nesta diocese que ele tanto amou”, destaca D. João Marcos.
O bispo de Beja convida “toda a diocese” a associar-se ao programa celebrativo e espero que, a outros níveis, outros acontecimentos “ajudem a celebrar a memória gloriosa deste pastor insigne”.
O programa inclui o jubileu da ordenação dos primeiros quatro diáconos permanentes da Diocese de Beja, no próximo dia 29; em outubro, assinala-se o 81.º aniversário da inauguração do Seminário de Beja e o aniversário da morte de D. José do Patrocínio Dias.
A Diocese de Beja informa que se estão a recuperar bens relacionados com o fundador do Seminário, como móveis do seu gabinete, mala dos paramentos e alfaias que o acompanharam para a Flandres no contexto da I Guerra Mundial, como capelão militar.
D. José do Patrocínio Dias nasceu no dia 23 de julho de 1884, na Covilhã, onde foi ordenado padre a 21 de dezembro de 1907.
CB/OC
https://www.facebook.com/oblatasbeja/videos/1186466295204038