Foi durante a I República que apareceram nos jornais as primeiras bandas desenhadas portuguesas e foi também há cerca de 100 anos que, pelas mãos de artistas como Rafael Bordalo Pinheiro, Cottinelli Telmo e Stuart Carvalhais, as histórias aos quadradinhos começaram a distinguir-se de outras artes gráficas e transformaram-se numa arte diferenciada da caricatura e da ilustração.
Por essa razão, a banda desenhada não poderia deixar de estar presente nas Comemorações do Centenário da República, que lhe dedicará várias iniciativas na sua programação, em parceria com outras instituições. É o caso do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, que na sua edição em 2010 terá precisamente como tema o Centenário da República.
Para assinalar essa parceria, a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República vai estar representada dia 31, nos Recreios da Amadora, na cerimónia de entrega dos prémios da 20ª edição do Festival, a decorrer até dia 3 de Novembro de 2009.
Aí será anunciado o programa que em 2010 será posto em prática nesta parceria da CNCCR com o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, e que incluirá entre outras iniciativas uma exposição de BD a realizar em Março/Abril no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem, além da exposição que em Outubro/Novembro de 2010 se realizará no âmbito da 21ª edição do Festival.
Nessa exposição poderão encontrar-se materiais que até aqui nunca foram expostos.