Barcelos: Santa Casa da Misericórdia acolheu «pessoas abandonadas em hospitais»

Instituição explica que medidas de combate à pandemia «permitem dar resposta residencial a pessoas idosas, sem enquadramento familiar»

Barcelos, 03 fev 2021 (Ecclesia) – A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos acolheu cinco utentes do Serviço Nacional de Saúde, desde dezembro de 2020, pessoas “sem enquadramento familiar” que esperavam, em ambiente hospitalar, vaga em estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI).

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a Misericórdia de Barcelos explica que recebeu os cinco utentes, “com a esperança” de que “as camas libertadas” no Hospital de Santo António e no Hospital de Braga “ajudem também a salvar vidas”.

A instituição exemplifica que um dos homens, de 71 anos e quando chegou ao serviço de urgência do Hospital de Braga, transportado pelos bombeiros a 12 de dezembro de 2020, “não apresentava critérios clínicos que o justificassem”.

Neste contexto, indica que dois homens estão no Lar Nossa Senhora da Misericórdia e Honorato no Lar Rainha Dona Leonor; três utentes chegaram esta segunda-feira, e, atualmente, cumprem o período de isolamento, para depois serem integrados com os restantes residentes nas ERPI.

Segundo a instituição, “nas primeiras semanas de dezembro”, já tinha acolhido dois utentes por falta de enquadramento familiar.

“Independentemente das dificuldades com que é confrontada, não pode passar ao lado daquilo que é a maior crise de saúde pública dos últimos 100 anos e não pode deixar de estar aberta a ajudar quem mais precisa”, assinala a Santa Casa da Misericórdia de Barcelos.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR