Prémios Kerygma da Música Católica 2009
O público atribuiu à Banda Jota, por votação online no Portal “Cristo Jovem”, o prémio Evangelização 2009.
A banda fora já distinguida pelo Júri dos Prémios Kerygma nas categorias de Melhor Artista/Grupo 2009 e Melhor Álbum 2009, e vê assim amplamente reconhecida a sua dedicação à evangelização através da música.
A Banda Jota nasceu em 2003 como um projecto de música de inspiração cristã do DPJG (Departamento Diocesano da Pastoral Juvenil da Guarda).
O primeiro desafio foi a participação no Fórum Juvenil que a Pastoral Juvenil da sua diocese organizou.
Desde então, os 10 elementos da banda, provenientes de vários pontos da diocese da Guarda, na sua maioria inseridos em grupos de jovens ou em actividades pastorais, assumiram como objectivo de vida a composição de temas que anunciam e testemunham o ritmo que a mensagem de Jesus imprime nas suas vida.
Pretendem testemunhar Jesus através da música, gritar bem alto quem é Jesus, que O amam e que Ele é o sentido das suas vidas. Com as suas músicas partilham a alegria de ser cristão. Gostam de se apresentar como um Instrumento de Evangelização.
Têm-se dedicado a animar encontros de jovens e a fazer concertos por todo o país, de norte a sul.
Com uma sonoridade pop-funk, nos vários concertos que já deu, a Banda Jota foi evangelizando e lançando alguns “hits”. O tema mais conhecido – [A]Braços – atingiu níveis de popularidade, o que fez pensar a sério na gravação em estúdio.
Em 2006 saiu o seu primeiro cd, de título [A]braços.
Em 2007 estiveram envolvidos na organização do Festival JOTA, um festival que já é uma referência da Igreja Portuguesa no que se refere à Evangelização através da música.
Ainda nesse ano estiveram envolvidos na campanha de luta a favor da vida, com o tema “A Vida é sempre já”, e na causa por Darfur, participando na gravação do tema “Frágil” e no CD composto com temas de diversos artistas portugueses de renome.
Depois da “estrada” sentiram necessidade de editar novo cd, que lançaram em 2009, com o título “Obrigatório Ser”.
Está disponível com uma maior maturidade, quer ao nível das mensagens, quer ao nível da composição, produção e arranjos vocais e de metais.
Os vencedores vão receber os troféus alusivos aos prémios no dia 6 de Junho, na iniciativa “A3 Jovem”.
A Associação Cultural Kerygma idealizou e instituiu os Prémios Kerygma da Música Católica com o objectivo de incentivar a evangelização através da música, destacando e promovendo, em cada período, os melhores intérpretes e os melhores trabalhos musicais.
Mais informações em www.kerygma.pt/