Aveiro: Leigos dirigem secretariados diocesanos

Ondina Matos e Pedro Neto vão coordenar pastoral juvenil e a animação missionária, respectivamente

D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, nomeou dois leigos como directores de secretariados diocesanos.

Ondina Matos e Pedro Neto vão coordenar as áreas da pastoral juvenil/vocacional e da animação missionária, respectivamente.

Em entrevista à Agência ECCLESIA, Ondina Matos, de 36 anos, diz encarar “com optimismo” esta “missão”, que constitui “um desafio muito grande ao serviço da Igreja de Aveiro”.

No entender da nova responsável, a juventude “é uma pedra de toque fundamental, em que a Igreja forçosamente tem de apostar com uma acção pastoral muito forte”.

Ondina Matos faz parte do Secretariado da Pastoral Juvenil e Vocacional há cinco anos, onde integrou uma equipa coordenada pelo Pe. Rui Barnabé, que deixa o cargo para estudar no estrangeiro.

Uma das prioridades da nova directora para o seu mandato, que não tem período definido, é a capacitação das pessoas que dirigem os grupos de jovens.

“Há uma necessidade muito grande de repensar a formação dos animadores juvenis. Temos vindo a construir alguns projectos nesse sentido. É algo que temos de continuar a apostar, encontrando formas criativas e eficazes nesta formação, que é difícil”, frisa Ondina Matos.

A responsável quer também favorecer uma “cultura de proximidade”: “Quanto mais chegarmos aos jovens e animadores concretos que estão no terreno a trabalhar junto dos grupos, mais facilitado fica o trabalho da equipa pastoral diocesana”.

Pedro Neto, que se encontra de momento na Guiné-Bissau, foi ainda nomeado director da ONG “Orbis – Cooperação e Desenvolvimento”, para além de adjunto do responsável da Pastoral Universitária e Director do CUFC – Centro Universitário Fé e Cultura, o Pe. Virgílio Susana e Maia.

As nomeações foram tornadas públicas no site da Diocese.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top