Aveiro, 21 jan 2023 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro realiza hoje um encontro de formação e reflexão no âmbito da caminhada sinodal, orientado pelo padre Luís Figueiredo Rodrigues (Arquidiocese de Braga), das 09h30m às 12h30, no Seminário.
“Propomo-nos repensar a pastoral diocesana e paroquial no âmbito da caminhada sinodal”, lê-se na informação divulgada online.
Para o encontro de formação e reflexão no âmbito da caminhada sinodal, intitulado ‘Uma Igreja [com|para] Todos’, a organização lançou duas perguntas: “Que desafios coloca a caminhada sinodal à ação pastoral concreta, às nossas comunidades e à igreja diocesana? E aos leigos? E aos ministros ordenados?”.
A Diocese de Aveiro convidou o padre Luís Figueiredo Rodrigues, da Arquidiocese de Braga – Doutor em Teologia – área Teologia Prática e professor na Faculdade de Teologia da UCP – para orientar este encontro que se realiza no dia 21 de janeiro, entre as 09h30 e as 12h30, no Seminário de Santa Joana Princesa.
Esta iniciativa de formação e reflexão sobre a caminhada sinodal destina-se a animadores e líderes de grupos sinodais, de grupos de adultos, aos membros dos Conselhos Pastorais Paroquiais, membros dos Conselhos Económicos Paroquiais, leigos, diáconos, presbíteros.
A síntese da Diocese de Aveiro para o Sínodo 2021-2024 sublinha que se reclama da Igreja “um outro modo de presença, onde se acolhe e se escuta”, assume “grandes desafios” na relação da Igreja com a cultura contemporânea.
O documento foi escrito a partir do contributo dos grupos paroquiais e das sínteses paroquiais e arciprestais, o inquérito online – 230 respostas validadas; envolveu cerca de cinco mil pessoas e funcionaram cerca de 300 grupos paroquiais e outros.
O Sínodo, subordinado ao tema ‘Para Uma Igreja Sinodal: comunhão, participação, missão, ’promove um processo global de escuta e mobilização das comunidades católicas, com etapas diocesanas, nacionais e continentais.
A 16 de outubro de 2022, o Papa anunciou no Vaticano que o processo sinodal iniciado em outubro de 2021 ia ser prolongado em mais um ano, anunciando uma dupla sessão conclusiva, em 2023 e 2024; a primeira sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos decorrerá de 4 a 29 de outubro.
O documento de trabalho da etapa continental (DEC) do Sínodo 2021-24, publicado pelo Vaticano no dia 27 de outubro de 2022, foi remetido aos bispos diocesanos, para nova recolha de contributos a nível mundial, resultou das sínteses elaboradas a partir de uma consulta mundial, na primeira fase do processo, e vai estar no centro do tempo de “escuta, diálogo e discernimento” das sete assembleias sinodais que vão decorrer, em várias regiões do mundo, entre janeiro e março: A etapa continental europeia vai reunir 200 pessoas, de 5 a 12 de fevereiro, em Praga.
CB