Aveiro, 12 nov 2022 (Ecclesia) – A Diocese de Aveiro vai promover dois encontros – um de formação e outro de reflexão -, este sábado, na véspera do Dia Mundial dos Pobres 2022, no Seminário de Santa Joana.

Os Serviços Diocesanos de Coordenação Pastoral de Aveiro vão dinamizar um encontro de formação pastoral, com o tema ‘Levanta-te e caminha uma igreja [com|para] todos’, entre as 09h30 e as 12h30, deste sábado, e as inscrições terminam esta terça-feira, 8 de novembro.

“Reflexão sobre o que é a sinodalidade como expressão do ser da Igreja, partindo do caminho aberto pelo concílio Vaticano II até à visão atual de uma Igreja sinodal. Como é que a sinodalidade se concretiza no concreto da ação pastoral, nomeadamente o lugar, por direito próprio, dos leigos na Igreja? Importância dos órgãos de participação e corresponsabilidade na vida das comunidades paroquiais”, explica a organização.

Esta formação, no Seminário de Aveiro, destina-se a animadores e líderes de grupos sinodais, de grupos de adultos, membros dos Conselhos Pastorais Paroquiais, membros dos Conselhos Económicos Paroquiais, leigos, diáconos e presbíteros.

Para este encontro, os Serviços Diocesanos de Coordenação Pastoral convidaram o professor Juan Ambrósio, da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP).

Também este sábado, mas da parte da tarde, o Secretariado Diocesano da Pastoral Sócio Caritativa de Aveiro promove um encontro de reflexão centrado no tema da mensagem do Papa Francisco para o VI Dia Mundial do Pobre, ‘Jesus Cristo fez-se pobre por vós’, lê-se no sítio online da Diocese de Aveiro.

 

Esta iniciativa também conta com a participação do professor Juan Ambrósio, e começa às 14h30, no auditório do Seminário Diocesano de Santa Joana.

O Papa Francisco instituiu o ‘Dia Mundial dos Pobres’ na carta apostólica ‘Misericordia et Misera’, publicada a 20 de novembro de 2016, para celebrar o encerramento do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, e é celebrado desde 2017.

CB

Partilhar:
Share