Aveiro: D. António Moiteiro sublinha importância de conservar «sonhos» na vida sacerdotal

Bispo anunciou ordenação de dois novos padres para a diocese

Foto: Diocese de Aveiro

Aveiro, 18 abr 2019 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro disse hoje na Missa Crismal, a que presidiu na Sé diocesana, que os padres devem conservar sempre os “sonhos” do dia da sua ordenação sacerdotal.

“Temos de continuar a pedir ao Espírito de Deus que conserve em nós o frescor do nosso ministério e os sonhos do dia da nossa ordenação. Não há coisa mais bela do que um padre com 25, 50, 60 ou mais anos de ministério, que se mantém alegre, com ânimo e vontade de caminhar”, declarou D. António Moiteiro, na celebração que marca o início da Quinta-feira Santa.

O responsável pediu que todos os membros do clero sejam “fiéis ao sonho de Deus” para “construir um mundo mais justo e mais belo”, onde todos se sintam irmãos uns dos outros e filhos de Deus.

Para o bispo de Aveiro, é necessário que os sacerdotes se apresentem como “testemunhas da Boa Nova de Jesus”, enviado aos pobres e aos mais fracos, “aos quais a sociedade não dá espaço”, libertando “os que andam cansados”

A intervenção destacou a “identificação vital” com Cristo Pastor, que leva a um “serviço” por “amor espontâneo”, sem procurar qualquer género de interesse, mas “generosamente”.

D. António Moiteiro referiu ainda que “a autêntica espiritualidade do discípulo” deve ser concretizada na “realização do seu ministério” e convidou os presentes a definir “prioridades”.

Há prioridades que devem ser estabelecidas e há um tempo ao qual não se pode renunciar: um tempo para a ação por excelência que edifica a comunidade, ou seja, a santa liturgia; um tempo para guiar a comunidade do Senhor nas suas formas de presença; um tempo para repousar. Sem uma disciplina do tempo, que é uma verdadeira “santificação do tempo”, não há possibilidade de vida espiritual cristã”.

O bispo de Aveiro defendeu a importância de “projetar caminhos na Pastoral Juvenil”, que considerou um “campo crucial na pastoral diocesana”, apontando para a JMJ 2022, que vai decorrer em Portugal.

“O recenseamento feito há um mês em toda a nossa Diocese irá ajudar-nos a tirar algumas conclusões acerca da frequência e da prática cristã dos jovens da nossa Diocese e a projetar caminhos de futuro na pastoral juvenil”, adiantou.

Durante a Missa Crismal, D. António Moiteiro anunciou a ordenação presbiteral dos diáconos Jorge Manuel dos Santos Gonçalves e Pedro Rafael Araújo.

A celebração terá lugar dia 14 de julho, pelas 16h00, na Sé de Aveiro.

OC

Homilia do bispo de Aveiro na Missa Crismal

Partilhar:
Scroll to Top