Aveiro cria serviço para coordenar Ano Sacerdotal

D. António Francisco dos Santos indica sinais de esperança para a diocese e reafirma construção de casa sacerdotal Um serviço diocesano para promover e coordenar as iniciativas do Ano Sacerdotal vai ser criado em Aveiro. A equipa será constituída pelo Pe. João Gonçalves Gaspar, pelo Pe. Joaquim Martins e Pe João Miguel Araújo Alves.

O anúncio foi feito pelo Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, numa nota pastoral escrita por ocasião do Ano Sacerdotal, que teve início no passado dia 19 de Junho.

"As iniciativas e propostas pastorais deste Ano Sacerdotal integrar-se-ão na programação pastoral inscrita no Plano Diocesano de Pastoral, envolvendo toda a Igreja Diocesana", escreve o bispo, indicando que a actividades propostas têm no horizonte "a missão jubilar diocesana, para que sejamos verdadeiramente Igreja renovada na caridade, esperança no mundo".

Como primeira iniciativa de dimensão nacional do Ano Sacerdotal, o bispo de Aveiro indica o VI.º Simpósio do Clero de Portugal, que se vai realizar entre os dias 1 a 4 de Setembro. D. António Francisco dos Santos afirma a "oportunidade única" que o encontro vai oferecer aos sacerdotes e solicita aos padres de Aveiro que "tudo façam para que possam desde já organizar o trabalho pastoral e o necessário tempo de férias para aproveitar esta oportunidade que nos é dada".

Como sinal de esperança o bispo de Aveiro indica a ordenação sacerdotal de João Manuel Marques Gonçalves, no próximo dia 12 de Julho. "O testemunho de jovens generosos que acolhem o chamamento e se decidem a ser pastores segundo o coração de Cristo, diz-nos em linguagem viva o amor de Deus pelo seu povo e animam-nos a todos a prosseguir no caminho da esperança". A ordenação sacerdotal será ocasião para "olhar o futuro com confiança e afirmar o valor da fidelidade e a beleza da santidade do ministério sacerdotal".

Na mesma cerimónia serão ordenados seis diáconos permanentes, passando a diocese a dispor de trinta e quatro diáconos permanentes, um sinal de "abertura eclesial, renovação conciliar da Igreja diocesana e de testemunho".

D. António Francisco dos Santos recorda a intenção de a diocese construir uma casa sacerdotal, para acolher "toda a Igreja e a todo o Presbitério diocesano, mas particularmente aos sacerdotes idosos e doentes assim como às pessoas que dedicadamente os acompanharam ao longo da vida e do ministério".

O projecto arquitectónico está a cargo do arquitecto Manuel Cravo Machado. A casa sacerdotal será construída no espaço envolvente do Seminário da diocese.

Partilhar:
Scroll to Top