Aveiro: Centro Universitário Fé e Cultura está a celebrar 30 anos de atividade

Projeto nasceu como resposta da igreja diocesana para o mundo da cultura e do ensino superior

Aveiro, 27 mar (Ecclesia) – O Centro Universitário Fé e Cultura (CUFC) de Aveiro, órgão diocesano que presta apoio humano, social e espiritual aos alunos e estimula a ligação entre religião e conhecimento, está a assinalar 30 anos de existência.

De acordo com informações avançadas hoje à Agência ECCLESIA, a ocasião foi assinalada no sábado (25 de março), dia oficial do aniversário, com um programa alargado a “todos os que frequentam e frequentaram o CUFC, desde estudantes universitários, a professores, investigadores e funcionários”.

O bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, celebrou a Eucaristia em ação de graças ao percurso deste projeto católico na área da cultura e da pastoral universitária.

“Na memória e no coração, mais do que as comemorações de 30 anos de existência, fica a celebração de 30 Anos de Vidas que passaram, passam e continuarão a passar pela Casa; que sonharam, sonham, deram e dão a vida pela Casa”, frisa um comunicado enviado pela organização.

Esta ocasião festiva dos 30 anos do CUFC ficou marcada com a inauguração de um “monumento inspirado na Arca de Noé”, que servirá para deixar “uma” mensagem para as gerações futuras, como “uma espécie de cápsula do tempo”.

 O Centro Universitário Fé e Cultura foi fundado a 25 de março de 1987, pelo então bispo de Aveiro, D. Manuel de Almeida Trindade, como “resposta da igreja diocesana situada no mundo da cultura, que, em Aveiro, com a Universidade, ia rasgando novos e estimulantes horizontes”.

Começou por funcionar no Seminário de Aveiro, tendo como primeiro diretor o padre Arménio Alves da Costa Júnior, considerado o grande impulsionador daquela que viria a ser a sede do CUFC, inaugurada a 12 de maio de 1990.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top