Departamento propõe construção de três estrelas – comunitária; familiar e pessoal – e um calendário de Advento com desafios

Aveiro, 16 nov 2020 (Ecclesia) – O Departamento de Catequese de Infância da Diocese de Aveiro destaca a importância das famílias na formação das crianças, propondo uma “Caminhada de Advento” para o Natal de 2020, com o tema ‘Cada família, uma história de amor’.

“Estamos conscientes da importância da família na educação cristã das crianças nesta Igreja concreta de Aveiro e sabemos que cada família é sinal de Deus que, ao encarnar, nos revela e nos manifesta o seu amor, ao mesmo tempo que concretiza esta história de amor de Deus pela humanidade”, lê-se no guião da caminhada, apresentada online.

O Departamento de Catequese de Infância da Diocese de Aveiro quer que o tempo do Advento, que começa a 29 de novembro, “seja um tempo de oração e preparação do nascimento de Jesus em família”.

Neste contexto, existem três objetivos: preparar interiormente o nascimento de Jesus; promover tempos de encontro e de oração familiar; celebrar, em família e em comunidade, o nascimento de Jesus.

O departamento diocesano de Catequese de Infância de Aveiro refere que o Advento aponta “para a luz que é Jesus Cristo” e é essa luz que querem construir ao longo das quatro semanas que preparam o Natal, para que “vá crescendo em cada um o desejo de acolher Jesus”.

Essa luz vai ser simbolizada numa estrela que vai ser construída/representada comunitariamente: “Cada comunidade cristã construirá uma estrela de cinco pontas, de dimensão adequada à igreja”.

No dia de Natal, a estrela vai ser colocada “sobre o presépio ou como representação do presépio”.

Cada família é também “desafiada a construir uma estrela” para ser “colocada em lugar visível (dentro ou fora da habitação) na noite de Natal”, e às crianças é pedido que partilhem “fotografias das estrelas que construíram em família”.

As crianças vão também construir a sua “estrela pessoal” na catequese onde vão receber “uma folha com o contorno de uma estrela e, em cada semana, um braço da estrela para colorir”, com um “desafio semanal” que são formulados a partir das leituras de cada domingo do Advento.

Neste âmbito, todos os catequizandos vão receber um calendário de advento “com desafios diários”, “pequenos gestos que ajudam as crianças a preparar a vinda de Jesus no seu coração”.

Nos materiais publicados online, o Departamento de Catequese de Infância da Diocese de Aveiro informa que a caminhada de Advento 2020 decorre do lema proposto para o atual ano pastoral ‘Cada família, uma história de amor’, na continuidade do lema diocesano do ano 2019/2020 ‘Família, vocação de Amor e caminho de Santidade!’

CB/OC

Partilhar:
Share