Aveiro, 03 jan 2013 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, dirigiu-se à Virgem Maria na primeira missa de 2013, celebrada na sé aveirense, pedindo-lhe que acompanhe as pessoas e famílias que procuram habitação, emprego e pão.
“Que brilhe nesta Igreja o Teu olhar (…) na proximidade fraterna com os que mais sofrem e lutam pelo alimento necessário, pela casa digna, pelo trabalho como lugar de realização e sustento da vida, pela saúde e pela liberdade, pela esperança e pela verdade e pelos projetos de justiça, de fraternidade e de paz”, disse na homilia, enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Na data em que a Igreja assinalou a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus e evocou o Dia Mundial da Paz, o prelado sublinhou que a pacificação é um “valor e compromisso de crentes e não crentes”.
“A Humanidade não pode calar a sua voz e os que sofrem indiferença, abandono, violência, ódio, guerra ou exílio têm direito a sentir que, neste dia primeiro de um novo ano, renasce esperança e que é de todos nós a causa da paz”, apontou.
Para D. António Francisco dos Santos a paz, “herança divina e experiência humana”, deve ser consolidada na vida de cada pessoa, que depois a pode estender à família, vizinhos, espaços de estudo, trabalho e convívio, bem como à “pátria humana”.
A diocese aveirense, que em 2013 assinala 75 anos da restauração, foi criada pelo Papa Clemente XIV em 1774 e extinta por Leão XIII através de documento assinado em 1881 e executado um ano depois, tendo sido restabelecida por Pio XI mediante bula datada de 24 de agosto de 1938.
RJM