Aveiro: Bispo propõe pastoral na praia

D. António Francisco dos Santos destaca necessidade de valorizar presença da Igreja nas zonas balneares

Aveiro, 10 jul 2013 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro dirigiu uma mensagem à diocese para propor uma presença das comunidades católicas nas “zonas balneares de referência” do território, durante os meses de verão, com uma “Tenda de Deus”.

“As nossas praias já se habituaram a esta presença da Igreja em iniciativas inspiradas pela pastoral de verão e pautadas pelo desejo de ir ao encontro das pessoas para anunciar o evangelho de Jesus. Em plena areia, beijada pelo mar e procurada por milhares de pessoas, encontraremos este ano a Tenda de Deus”, escreve D. António Francisco dos Santos, numa nota divulgada hoje e enviada à Agência ECCLESIA.

A referida tenda vai estar nas praias da Torreira, da Barra e da Vagueira, para ser “casa de oração e de festa”.

“Não fazemos férias de Deus nem a Igreja está em férias. Aproveitamos, isso sim, o verão e as férias para nos reunirmos com tempo e com disponibilidade para rezar”, explica o bispo de Aveiro.

O prelado recorda que Aveiro atrai todos os anos muitos veraneantes, pelo que diz ser necessário “abrir caminhos de proximidade onde o acolhimento se faça missão e o diálogo construa comunhão”.

“Como seria bem que todas as crianças, jovens e famílias que aqui passam as suas férias se acolhessem por momentos nesta Tenda de Deus”, acrescenta.

A Igreja Católica em Aveiro vai juntar esta quinta-feira os seus 10 arciprestados numa “cadeia de oração” integrada no programa da Missão Jubilar e na comemoração dos 75 anos da restauração da diocese, iniciativa que tem como lema ‘Um dia vou rezar à noite… Hoje é o dia’.

O evento congrega as comunidades católicas de Aveiro, Albergaria-A-Velha, Águeda, Anadia, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Sever do Vouga e Vagos.

“Nos caminhos de vida e de fé que a Missão Jubilar nos propõe tem todo o sentido valorizar as noites de verão como tempo abençoado de silêncio dado à oração e espaço necessário de encontro de pessoas que se juntam para rezar”, explica D. António Francisco dos Santos.

O bispo de Aveiro sublinha que este quer ser “um sinal pedagógico e um dia significativo” em que os católicos se vão reunir, à mesma hora, num espaço público.

“Valorizemos esta oportunidade para vivermos com a criatividade que o tempo de verão nos proporciona e a que a Missão Jubilar nos convida estes momentos densos de fé e intensos de oração”, refere.

OC

Partilhar:
Scroll to Top