Aveiro: Bispo preside a cerimónia de envio dos participantes na Jornada Mundial da Juventude

Celebração marcada para a igreja da Vera Cruz

Aveiro, 15 jul 2016 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, vai presidir hoje à cerimónia de envio dos participantes nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) 2016, que vão decorrer na cidade polaca de Cracóvia.

A celebração está marcada para as 21h30, na igreja da Vera Cruz.

As JMJ deste ano vão decorrer de 26 a 31 de julho, com mais de sete mil jovens portugueses das várias dioceses, sendo encerradas pelo Papa Francisco.

Rita Neves e Catarina Mota, da Paróquia da Vera Cruz, Diocese de Aveiro, vão seguir viagem no dia 17 de julho, integradas num grupo de 200 jovens composto também por elementos da Diocese de Viana do Castelo, para participarem nas chamadas “pré-jornadas”, em Varsóvia.

Durante os dias que antecedem o início oficial das JMJ, os mais novos vão ser acolhidos por famílias, estar ao serviço das comunidades paroquiais locais e ter oportunidade de descobrir a realidade local daquela zona da Polónia.

Na mala “não pode faltar uma recordação de Portugal”, frisa Catarina Mota, de 25 anos, que vai viver pela segunda vez uma experiência de JMJ, depois da edição de 2011, em Madrid.

“Chegámos lá a Madrid, toda a gente via a bandeira portuguesa, parecia que nós tínhamos mel, e então queriam trocar alguma coisa que nós tivéssemos como recordação de que tiveram com pessoas de Portugal. E nós não tínhamos nada”, recorda a jovem à ECCLESIA.

A solução foi “ir a uma retrosaria comprar uns fios da cor da bandeira portuguesa”, para “fazer umas pulseiras muito simples” que entregavam às pessoas que foram conhecendo.

Já prevenida, este ano a jovem leva na bagagem o doce mais emblemático da cidade de Aveiro.

“A melhor maneira que nós temos para dar a conhecer o que Aveiro tem de melhor são os ovos-moles”, aponta Catarina Mota.

Para Rita Neves, de 26 anos, a JMJ de Cracóvia será a estreia em eventos deste género e o encontro com o Papa Francisco é o momento mais ansiado.

“Penso que vai ser o auge destas jornadas, na televisão se calhar vou conseguir vê-lo, muito ao longe mas vou conseguir vê-lo. E depois partilhar esta experiência com milhares de jovens de todo o mundo”, realça.

Este ano, o maior encontro mundial de jovens tem como tema ‘Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia’.

Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos numa grande cidade: em 1987, Buenos Aires (Argentina); em 1989, Santiago de Compostela (Espanha); em 1991, Czestochowa (Polónia); em 1993 em Denver (EUA); em 1995, Manila (Filipinas); em 1997, Paris (França); em 2000, Roma (Itália); em 2002, Toronto (Canadá); em 2005, Colónia (Alemanha); em 2008, Sidney (Austrália); em 2011, Madrid (Espanha) e Rio de Janeiro (Brasil), em 2013.

Este é o acontecimento mais internacional e numeroso que a Igreja Católica organiza em todo o mundo.

A JMJ 2016 está em destaque nas emissões do Programa ECCLESIA na Antena 1, de segunda a sexta-feira (22h45), até ao próximo dia 29.

SN/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top