Aveiro: Bispo destaca valor dos consagrados

D. António Moiteiro pretende visitar casas de vida consagrada na diocese e incentivar a vida fraterna

Aveiro, 02 dez 2014 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro apresentou este domingo a Nota Pastoral ‘Os consagrados, construtores e sinais de um mundo novo’, para assinalar início do Ano da Vida Consagrada.

“A diocese só tem a ganhar com a presença vigorosa, clara, expressiva e estimulada dos movimentos religiosos, de homens e mulheres que podem despertar o mundo e enriquecer as dioceses com os seus carismas”, revelou D. António Moiteiro.

No documento, enviado à Agência ECCLESIA, o prelado escreve que o serviço dos consagrados à Igreja se “concretiza no seio das Igrejas locais” ao mesmo tempo que as abre para as dimensões “universais e missionárias”.

“Podemos dizer que nelas se edifica, torna visível, de um modo especial, a relação entre as Igrejas locais e a Igreja universal”, observou.

O início do Ano da Vida Consagrada, na Diocese de Aveiro começou com um encontro entre D. António Moiteiro e cerca de 200 consagrados, durante o qual lhes apresentou a Nota Pastoral.

O prelado explicou que o Espírito Santo “enriquece livremente” a vida da Igreja com os seus carismas “para que seja sinal e testemunho da presença de Cristo no mundo”, por isso, estes homens e mulheres pela sua consagração “não se tornam estranhos à humanidade ou inúteis para o mundo”.

“Estão presentes nele de um modo profundo e cooperam espiritualmente com os homens para que a cidade terrena se funde sempre em Deus e se dirija para Ele”, acrescentou.

Durante este Ano, que começou este domingo e termina a 2 de fevereiro de 2016, o bispo de Aveiro pretende visitar todas as comunidades de vida consagrada da diocese com um programa que inclui “um diálogo pessoal; uma reunião comunitária” e a “celebração da Eucaristia”.

Outro objetivo de D. António Moiteiro é a publicação de uma Lectio Divina, com 14 temas bíblicos, a partir deste mês de dezembro até janeiro de 2016, “para serem refletidas em comunidade”.

O bispo diocesano recordou ainda que se vão celebrar os cinquenta anos da declaração de Santa Joana Princesa como Padroeira especial da Diocese de Aveiro, no dia 5 de janeiro de 2015 e explicou que a sua vida é um “exemplo claro” de como a vida consagrada é um “caminho de perfeição e santidade”.

D. António Moiteiro escreve ainda sobre a “Vida fraterna em comunidade” onde apresenta três normas sobre esta forma de vida e que devem pautar os consagrados: “Cuidar dos mais frágeis (Mt 18, 1-5); A correção fraterna (Mt 18, 15-20); O perdão aos irmãos (Mt 18, 21-35)”.

Nesse encontro foi ainda eleita a nova direção da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal [CIRP], que agendou a primeira reunião para este sábado no Centro Jean Gailhac.

Este Ano com o lema “Vida Consagrada na Igreja Hoje: Evangelho, Profecia e Esperança” tem três grandes objetivos: “Fazer memória agradecida do passado”, “abraçar o futuro com esperança” e “viver o presente com paixão”.

CB/OC

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top