Atenção à pobreza na Quaresma

Bispo de Setúbal pede empenho para uma sociedade mais justa

D. Gilberto Reis, Bispo de Setúbal, considera que a Quaresma de 2010, Ano Europeu de luta contra a pobreza e a exclusão social, deve ser marcada pelo “desejo de contribuir para uma sociedade mais justa”.

Na sua mensagem para este tempo litúrgico, que se inicia na próxima Quarta-feira, o prelado anuncia que a tradicional renúncia quaresmal “ajudará a reparar o telhado do Mosteiro das Monjas de Belém e apoiará a missão de Caconda no Lubango, em Angola”. O fruto da renúncia do ano passado foi de 40.855 Euros.

Esta renúncia, precisa, é um “meio de aprender um estilo de vida sóbria sem a qual nem a solidariedade cresce nem se descobre a vida como dom, à maneira de Jesus”.

O Bispo de Setúbal deixa algumas recomendações aos fiéis da diocese, que convida a “viver a Quaresma com verdade realizando com entusiasmo os exercícios quaresmais”.

Para isso, propõe que se dedique “mais tempo à oração e a preparar melhor a celebração da Eucaristia dominical para que seja o centro da vida semanal”.

“Peço aos padres, louvando a sua disponibilidade para o oferecerem, que se excedam ora no cuidado de o apresentar como fonte do amor divino que perdoa e dá um coração novo, ora no cuidado de criar novos tempos para que seja mais fácil o acesso” à confissão, conclui D. Gilberto Reis.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top