Imprensa local destaca escolha do primeiro pontífice do país e da região
Lisboa, 13 mar 2013 (Ecclesia) – A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, saudou hoje a eleição do cardeal Jorge Bergoglio, arcebispo de Buenos Aires, como Papa da Igreja da Católica.
“Quero saudá-lo em meu nome, no do Governo argentino e em representação do povo do nosso país, e expressar-lhe as minhas felicitações”, refere o texto dirigido a Francisco, primeiro Papa latino-americano da história.
O texto deixa votos de que “ao assumir a condução e a orientação da Igreja”, o Papa argentino tenha “uma frutuosa tarefa pastoral, desempenhando tão grandes responsabilidades em prol da justiça, da igualdade, da fraternidade e da paz da humanidade”.
O nome de Jorge Mario Bergoglio encheu as manchetes dos jornais nacionais do seu país e no ‘Clarín’, por exemplo, podia ler-se: “O novo Papa é argentino. Jorge Bergoglio vai chamar-se Francisco I”
Frase e foto semelhante teve o jornal ‘La Nación’: “O argentino Jorge Bergoglio é o novo Papa”.
Já o jornal ‘Infobae’ deixou o patriotismo para segundo plano e faz manchete com a frase: “Jorge Bergoglio é o primeiro papa da América Latina.”
O ‘La Opinion Austral’, sediado na cidade de Rio Gallegos, colocou em destaque na sua página da internet uma foto do cardeal Bergoglio acompanhada pelo título: “Bergoglio é o sumo pontífice da Igreja Católica.”
A página do ‘Olé’, jornal desportivo com sede em Buenos Aires, assim que foi anunciado o nome do novo papa colocou na sua página da internet a foto de Francisco, acompanhada pela legenda “A Mão de Deus. Maradona, Messi e agora Jorge Mario Bergoglio: o novo Papa”.
Pouco tempo depois a foto foi atualizada para a do então cardeal de Buenos Aires com uma camisola do clube San Lorenzo nas mãos, acompanhada da legenda: “Bergoglio é adepto do San Lorenzo até á medula”, citando o próprio: “Não perco um jogo desde 1946”.
MD/OC