Argentina: Papa envia mensagem a vítimas de violência do narcotráfico

Francisco aborda situação em Rosário, terceira maior cidade do seu país natal

 

Cidade do Vaticano, 26 mar 2024 (Ecclesia) – O Papa enviou hoje uma mensagem à população de Rosário, terceira maior cidade da Argentina, manifestando a sua preocupação com os assassinatos e crimes cometidos por traficantes de droga.

“Num momento de crise, como os vividos pela cidade de Rosário, entendemos a necessidade da presença das forças de segurança para trazer tranquilidade à comunidade. No entanto, sabemos que no caminho para a paz devem ser seguidas respostas complexas e integrais, com a colaboração de todas as instituições que constituem a vida de uma sociedade”, refere Francisco, numa intervenção em vídeo, divulgada pelo Vaticano.

O Papa, natural da Argentina, deixa um apelo a “fortalecer a comunidade”.

“Cada povo tem dentro de si as ferramentas para superar o que ameaça a sua integridade, a vida dos seus filhos mais frágeis. Nenhuma pessoa de boa vontade pode sentir-se ou ficar excluída da grande tarefa de fazer com que Rosário seja um lugar onde todos possam sentir-se irmãos”, indica.

Todos os setores políticos são chamados a percorrer o grande caminho do consenso e do diálogo para gerar leis e políticas públicas que acompanhem um processo de recuperação do tecido social”.

Francisco defende “políticas de prevenção e assistência” aos toxicodependentes, sublinhando que “o silêncio do Estado neste campo torna natural e facilita a promoção do consumo e do comércio de drogas”.

A mensagem realça ainda a importância de “investigar as redes de corrupção e lavagem de dinheiro que favorecem o avanço do tráfico de drogas”.

O Papa reagiu à onda de violência na cidade situada nas margens do rio Paraná, onde se regista a maior taxa de homicídios da Argentina.

OC

Partilhar:
Scroll to Top