Milhares de pessoas deslocaram-se ao Santuário do Sameiro em peregrinação diocesana
Braga, 04 jun 2012 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga apelou este domingo à aposta das instâncias governamentais de Portugal na “criatividade, persistência e empreendedorismo” dos cidadãos, no atual momento de crise.
D. Jorge Ortiga falava na homilia da missa final da peregrinação diocesana ao Santuário do Sameiro, que reuniu milhares de pessoas.
O também presidente da Comissão Episcopal que acompanha a Pastoral Social da Igreja Católica pediu orações pelos “jovens sem futuro”, pelos “idosos e doentes sem apoio”, pelos emigrantes “enganados”, pelos “desempregados que reivindicam o direito natural ao trabalho” e as “famílias com dívidas”.
Neste contexto, o arcebispo de Braga lembrou ainda “os órfãos retidos em casas que nem sempre proporcionam felicidade”, “os marginalizados que continuam a gerar intranquilidade social” e “os ateus que buscam um sentido”.
O prelado aludiu ao encerramento do 7.º Encontro Mundial das Famílias, em Milão, dedicado ao tema ‘A família: o trabalho e a festa’, denunciando “os inúmeros atentados políticos, económicos e sociais que impedem a festa familiar”.
Aos presentes, D. Jorge Ortiga pediu a capacidade de “levar amor onde não existe, colocar pão onde escasseia, fazer festa onde há tristeza, rezar onde há descrença e investir perdão onde há violência doméstica”.
OC