Diretor do secretariado nacional em Portugal analisa como se põe esta proposta à disposição das novas gerações e no mundo e cultura de hoje
Lisboa, 14 out 2019 (Ecclesia) – O padre António Valério, diretor do secretariado nacional da Rede Mundial de Oração do Papa, afirmou que o 175.º aniversário deste movimento em Portugal é momento de “gratidão muito grande”, antecipando a celebração nacional dos próximos sábado e domingo.
“É com uma gratidão muito grande percebemos que somos ‘anões que andam às costas de gigantes’, para trás há uma história muito grande e em Portugal uma importância muito grande, por exemplo, no início da República foram os grupos do Apostolado de Oração (AO) que foram mantendo muito da religiosidade e piedade popular”, refere à Agência ECCLESIA.
O sacerdote jesuíta assinala que ainda se vive “uma grande tradição” ao nível nacional e se percebe a riqueza do movimento agora a necessidade é olhar o futuro.
“Estamos a viver desta grande tradição e percebemos a riqueza que o AO tem e como se põe à disposição das gerações mais novas e no mundo e cultura de hoje, sendo esta proposta tão válida e acarinhada pelo Papa”, reforça.
O AO existe em Portugal desde 1864, espalhado por vários centros de Apostolado de Oração, dinamizados nas paróquias, com o objetivos de mobilizar através da oração e comprometendo a vida.
“O movimento recebeu uma nova designação, com a aprovação de novos estatutos, sendo uma obra pontifícia, própria do Papa, confiada aos Jesuítas, e cuja missão principal é divulgar as intenções de oração do Santo Padre, aquilo que entende ser os grandes desafios do mundo e da Igreja”, explica o sacerdote.
Atualmente, o Apostolado de Oração veio dar lugar à designação Rede Mundial de Oração do Papa que, a cada mês, faz difundir as intenções de oração de Francisco e alimenta os grupos e as comunidades.
“O vídeo do Papa surge como uma nova primavera missionária, ali estão as coisas mais importantes para mobilizar através da oração”, refere.
A designação Apostolado de oração remete ainda para a revista “Mensageiro” que ainda é distribuída pelos grupo de oração e depois os “bilhetes mensais que continham as intenções do Papa” e “ainda hoje são distribuídos”.
“Pode entender-se que neste serviço pontifício a Rede Mundial é a missão e o Apostolado de Oração como estrutura diocesana que existe em muitas paróquias e que lhes é pedido que entrem nesta dinâmica da rede; depois no secretariado nacional existem as editoras – Apostolado de Oração – que privilegia conteúdos de oração e formação cristã”, explica o padre António Valério.
Os 175 anos do Apostolado de Oração é o mote para os programas de rádio Ecclesia, na semana de 14 a 18 de outubro, pelas 22h45, na Antena 1, da rádio pública.
A Rede Mundial de Oração do Papa é um serviço pontifício confiado à Companhia de Jesus, com um diretor mundial nomeado pelo Papa; tem como missão sensibilizar e mobilizar os cristãos para os desafios do mundo e da missão da Igreja que o pontífice expressa nas suas intenções mensais de oração.
SN
https://www.facebook.com/agenciaecclesia/videos/403775630318983/