Ano da Fé: Vaticano vai receber peregrinação de 150 mil famílias

Iniciativas no setor querem dar «novo impulso» à ação da Igreja

Cidade do Vaticano, 10 out 2013 (Ecclesia) – Os responsáveis do Conselho Pontifício da Família apresentaram as jornadas ‘Família vive a tua alegria da fé’, no Ano da Fé, e um livro que reúne 35 textos do Papa, escritos entre 1999 e 2013.

“Ser e construir uma família é lindo e é isso que queremos gritar ao mundo. A família tem de voltar a ser o centro da cultura, da política, da economia, a finalidade e a vida dos povos e das nações. Depois do Concílio, a família deve estar cada vez mais no centro da atenção e da preocupação da Igreja”, começou por explicar o arcebispo Vincenzo Paglia.

O presidente do Conselho Pontifício da Família (CPF) assinalou que o anúncio do Papa Francisco para a realização de um Sínodo dos Bispos sobre a família, de 5 a 19 de outubro 2014, é uma luz para as atividades do dicastério.

Para o prelado, este anúncio “recorda a urgência” da família “antes que seja tarde” e todas as dioceses do mundo “estão convidadas a refletirem, repensarem e darem um novo impulso à pastoral da família”.

D. Vincenzo Paglia apresentou hoje as Jornadas da Família com o tema ‘Família vive a tua alegria da fé’, com duas iniciativas: a XII assembleia plenária do Conselho Pontifício da Família, de 23 a 25 de outubro, e a peregrinação das famílias a 26 e 27 de outubro.

Na sala de imprensa do Vaticano também estavam o bispo Jean Laffitte, D. Simon Vazquez e o padre franciscano Gianfranco Grieco, respetivamente secretário, vice-secretário e chefe do departamento do CPF.

O bispo Jean Laffitte apresentou o programa para da XII assembleia plenária: a 23 de outubro debatem as atividades e o programa de atividades do CPF; no dia 24 há um congresso aberto que vai analisar a Carta dos Direitos da Família, que celebra 30 anos.

Os temas apresentam uma abordagem interdisciplinar dos direitos da família: os fundamentos teológicos da carta: a conceção do matrimónio natural; o papel do Estado no reconhecimento do matrimónio como instituição; a atualidade da Carta dos direitos da família na cultura e sociedade.

Também vão analisar a Carta com a legislação internacional, os direitos da mulher e a última intervenção aborda a diferente entre casais agregativos e generativos.

No dia 25 os participantes da assembleia plenária analisam os direitos da família sob a perspetiva judaica e islâmica e são recebidos pelo Papa Francisco.

Ainda na tarde desse dia será apresentado o VIII Encontro Mundial das Famílias que se realiza em Filadelfia (EUA), de 22 a 27 setembro 2015.

D. Simon Vazquez, vice-secretário do CPF, explicou a peregrinação das famílias ao túmulo de São Pedro onde esperam 150 mil agregados, a 26 e 27 de outubro.

No sábado à tarde, o Papa encontra-se com as famílias originárias de 70 países, dos cinco continentes, na Praça de São Pedro, e estará com “centenas” de crianças e idosos/anciãos.

Uma novidade que pretende “dar visibilidade à relação geracional que carateriza e enriquece a vida familiar, dois assuntos dignos da maior atenção”, revelou D. Simon Vazquez.

O padre franciscano Gianfranco Grieco, apresentou o livro com 35 textos do cardeal Mario Bergoglio/Papa Francisco sobre a família e a vida, escritos entre 1999 e 2013, e revela que o autor realça sempre a relação entre família, crianças e idosos.

O volume mostra a “pregação” evangélica e franciscana do Papa em temas relacionados com a “cultura de diálogo e de encontro; a atenção pelos outros, a escola como lugar de acolhimento, a família e a solidariedade social” ou sobre “a eutanásia e o aborto, o divórcio e o casamento entre pessoas do mesmo sexo”.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR