Iniciativa convocada por Bento XVI vai ser oficialmente inaugurada na diocese a 25 de outubro
Lisboa, 21 set 2012 (Ecclesia) – O cardeal-patriarca de Lisboa desafia o clero e as comunidades católicas da diocese a fazerem do Ano da Fé um tempo propício à consolidação de uma “Igreja viva” e “crente”.
Numa carta pastoral publicada na página do Patriarcado na internet, D. José Policarpo elege “a escuta da Palavra de Deus” e “a oração comunitária e pessoal” como “elementos decisivos” para um bom aproveitamento do evento convocado por Bento XVI, com início mundial marcado para dia 11 de outubro.
Em Portugal, o lançamento oficial do Ano da Fé, que coincide com a celebração do 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II (1962-1965), será feito em Fátima, durante a peregrinação de 13 de outubro.
O cardeal-patriarca, que presidirá às cerimónias na Cova da Iria, convida todas as famílias e comunidades lisboetas a associarem-se à iniciativa e recorda as propostas deixadas por Bento XVI.
“Esta busca de um aprofundamento da fé deve integrar a releitura do Concílio Vaticano II, guiada pelo Catecismo da Igreja Católica, e o empenho numa nova evangelização”, salienta.
A abertura do evento na Diocese de Lisboa está prevista para 25 de outubro, durante a “Solenidade da Dedicação da Sé Patriarcal”.
D. José Policarpo conclui a sua mensagem confiando o Ano da Fé à intercessão de Maria, “a primeira grande crente e Mãe da Igreja” e sublinhando que irá estar ao lado de cada membro da sua comunidade, nesta “caminhada” de redescoberta espiritual.
JCP