Ano C – 4.º Domingo da Páscoa

Escutar a voz do Pastor é seguir Cristo

No Evangelho deste quarto domingo do tempo pascal, Jesus é apresentado como Bom Pastor. Por isso se chama o Domingo do Bom Pastor, que coincide com o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. A missão de Cristo é trazer a vida plena às ovelhas do seu rebanho, convidadas a escutar, acolher e seguir o Pastor.

A primeira leitura dos Atos dos Apóstolos propõe duas atitudes diferentes diante da proposta que Cristo Pastor nos apresenta: ou somos pessoas cheias de autossuficiência, satisfeitas e comodamente instaladas nas nossas certezas; ou somos pessoas sempre atentas à voz do Pastor, dispostas a arriscar tudo para O seguir até às pastagens de vida abundante, de vida total, de felicidade sem fim. A leitura do Apocalipse insiste também nesta meta final para todo aquele que segue Cristo.

«Sou eu». Quem de nós não exclamou tantas vezes esta expressão? Nem se torna necessário dizer o nome. «Sou eu» não se diz a um desconhecido. Para entrar na intimidade de alguém, é preciso uma relação longa, um viver-com, uma familiaridade, no sentido pleno da palavra. Isso só se pode viver na duração, na fidelidade, na paciência.

«Eu sou o Bom Pastor». Jesus coloca-Se num registo de intimidade para falar da sua ligação com os discípulos, vivida durante três anos. Tornaram-se seus amigos. Várias vezes, Jesus só precisou deste grito para Se fazer reconhecer: “Sou Eu!” Os discípulos não podiam enganar-se: esta voz era a do Mestre, única no mundo.

Com Jesus, não é o meu nervo auditivo que vibra à sua voz, mas a audição do coração que me torna atento quando a sua Palavra é proclamada em Igreja, quando a leio e medito. É ela que vem fazer vibrar o meu ser profundo, que me toca o coração.

Só assim sou capaz de integrar, na minha vida e na minha maneira de pensar e de agir, a maneira própria de ser, falar e agir de Jesus. A minha vida vai ganhando cor evangélica e a minha consciência vai-se afinando à vontade do Pastor, torno-me discípulo de Jesus e reconheço a sua presença na minha vida.

Aí está um trabalho de longo alcance, para toda a vida. Escutar a voz do Pastor é seguir Cristo. Não é essa a vocação própria de todo o batizado: fazer-se eco da voz do Bom Pastor no coração do mundo?

Neste Dia Mundial de Oração pelas Vocações, rezemos ao Senhor para que nos faça descobrir o seu projeto de amor para a nossa vida, para que nos dê a coragem de arriscar no caminho de amor que Ele pensou para nós.

Que este Dia nos leve a uma renovada atitude de oração pelas vocações sacerdotais, religiosas, missionárias, matrimoniais e outras, e de empenho pelas vocações na Igreja, sinal de esperança fundada na fé, sempre no seguimento de Cristo Bom Pastor.

 

Manuel Barbosa, scj

www.dehonianos.org

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top