Ano A – 23.º Domingo do Tempo Comum

Caminhar sempre no amor

Na liturgia da Palavra deste 23.º Domingo do Tempo Comum, podemos realçar a mensagem da segunda leitura da Carta aos Romanos em que São Paulo nos apresenta a essência do ser cristão: «Não devais a ninguém coisa alguma, a não ser o amor de uns para com os outros. A caridade não faz mal ao próximo. A caridade é o pleno cumprimento da lei».

Nesta Carta São Paulo tem três grandes afirmações: Somos amados por Deus; o amor de Deus é derramado nos nossos corações pelo seu Espírito; nada nos pode separar do amor de Deus.

O cristianismo sem amor é uma mentira. O cristão nunca poderá cruzar os braços e dizer que já ama o suficiente ou que já amou tudo: ele tem uma dívida eterna de amor para com os seus irmãos.

Esta ideia de que toda a Lei se resume no amor é uma constante na tradição bíblica, que culmina em Jesus que, ao despedir-se dos discípulos, resume desta forma a proposta que veio apresentar aos homens: “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”. Este não é mais um mandamento, mas é o único mandamento de Jesus.

Nem sempre foi assim na vida da Igreja, na vida das comunidades, na nossa vida cristã. Muitas vezes esquecemo-nos disto e distraímo-nos com questões secundárias. É tempo de voltarmos ao essencial. O cristão é aquele que, como Cristo, ama sem cálculos, sem contrapartidas, sem limites, sem medidas. Ama a todos e cada um, não distingue entre este e aquele…

As nossas comunidades cristãs, a exemplo da primitiva comunidade cristã de Jerusalém, devem ser comunidades fraternas onde se notam as marcas do amor. Quem contempla as nossas comunidades nunca deveria ver em nós as marcas da insensibilidade, do egoísmo indiferente, do confronto, do ciúme, da inveja. Os estrangeiros, os doentes, os necessitados, os débeis, os refugiados, os marginalizados e descartados devem ser acolhidos nas nossas comunidades com solicitude e amor.

Procuremos ser pessoas e comunidades missionárias e hospitaleiras, porque isso é a prática do amor de Deus. Todos os dias, podemos realizar gestos de partilha, de serviço, de acolhimento, de reconciliação, de perdão; mas é preciso ir sempre mais além. Há sempre mais um irmão que é preciso amar e acolher; há sempre mais um gesto de solidariedade, de ajuda que é preciso fazer; há sempre mais um sorriso que podemos partilhar; há sempre mais uma palavra de esperança que podemos oferecer a alguém. Sobretudo, é preciso que sintamos que a nossa caminhada de amor nunca está concluída…

O convite a sermos sentinelas de Deus, na primeira leitura, e a ajudarmos o irmão perante os seus erros, no Evangelho, só pode ser assumido neste dinamismo essencial do amor. Que assim seja ao longo desta semana.

 

Manuel Barbosa

www.dehonianos.org

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top