Angra: Núncio Apostólico presidiu à Missa de Domingo de Páscoa na Sé, encerrando semana de celebrações nos Açores

Administrador Diocesano agradeceu «disponibilidade e proximidade» de D. Ivo Scapolo

Angra do Heroísmo, 18 abr 2022 (Ecclesia) – O núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) presidiu este domingo à Missa de Páscoa, na Catedral de Angra, encerrando uma semana de celebrações no arquipélago dos Açores.

“Esta é a verdade principal que também hoje a Igreja deve anunciar: Jesus ressuscitou. É a verdade que cada um de nós deve crer e testemunhar com coragem”, referiu D. Ivo Scapolo, numa homilia divulgada pelo portal diocesano ‘Igreja Açores’.

O representante diplomático do Papa destacou que o “aspeto fundamental” da missão da Igreja Católica, através dos séculos, é “anunciar e testemunhar que Jesus ressuscitou”.

“Isto significa cortar os vínculos excessivos ou até desordenados que podemos ter com as pessoas e as coisas; significa estar dispostos a renunciar a coisas, projetos, e satisfações humanas para se entregar totalmente ao Senhor; significa estar dispostos a doar até a própria vida e as próprias coisas para ser fiéis ao Senhor e responder adequadamente ao seu imenso amor”, declarou o arcebispo italiano.

Se há cada vez menos pessoas dispostas a sacrificar-se pelo Senhor, pela Igreja, pelos irmãos, por um mundo melhor, é porque estão afeiçoadas às coisas da terra. Se há poucas vocações à vida sacerdotal e religiosa, significa que falta entre os jovens a capacidade de se entregar pelos outros”.

O administrador diocesano, cónego Hélder Fonseca Mendes, agradeceu a “presença disponível e próxima” do núncio apostólico.

“Senhor Núncio, como representante do Santo Padre em Portugal, queira por favor transmitir ao Papa Francisco a nossa fidelidade e comunhão, docilidade e obediência, estima e consideração, e replicar a Sua Santidade a oração, que fazemos para que o Senhor Jesus nos conceda o pastor que seja do Seu agrado e em breve possamos alegrar-nos com a eleição de um novo Bispo que ilumine e edifique este povo açoriano com a verdade do Evangelho”, disse o sacerdote.

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top