Angra: «Nunca é demais despertarmos as paróquias para uma adequada e urgente pastoral familiar» – D. João Lavrador

Bispo publica mensagem para o Dia da Sagrada Família

Angra do Heroísmo, Açores, 23 dez 2020 (Ecclesia) – O bispo de Angra publicou uma mensagem para as famílias da diocese açoriana, destacando os desafios colocados “pela desorientação da cultura e da sociedade atual”.

“Nunca é demais, no contexto desta festa da Sagrada Família de Nazaré, despertarmos as paróquias e as Ouvidorias [conjuntos de paróquias] para uma adequada e urgente pastoral familiar. A ela compete fazer resplandecer o brilho do amor e da beleza do matrimónio e da família, articular a família com as diversas funções da vida pastoral nas paróquias, estabelecer e dinamizar os movimentos de pastoral familiar, estabelecer formas de acolhimento às situações de fragilidade familiar”, escreve D. João Lavrador.

A Igreja Católica celebra o Dia da Sagrada Família no primeiro domingo após o Natal, este ano a 27 de dezembro.

O bispo de Angra assinala que a família cristã, “verdadeira Igreja Doméstica”, tem em si “uma força evangelizadora única e singular”, na mensagem enviada a todos os diocesanos.

“Pela formação cristã, pela oração, pela celebração dos sacramentos e pelo testemunho de partilha abre-se ao mundo para projetar luz sobre a família que pela criação tem impressa uma vontade divina. Mas a família não fica isolada em si mesma, pelo contrário, ela tem a beneficiar pela sua integração plena na comunidade cristã, tal como esta se deve reconhecer como uma verdadeira família”, indica o responsável católico.

  1. João Lavrador afirma que são “muitos os desafios que se colocam à família”, lamentando a “manipulação que determinadas ideologias exercem sobre ela”.

Na sua mensagem para o Dia da Sagrada Família 2020, pede que as famílias fundamentem “o ser família no amor de Deus”; que “integrem e participem ativamente na comunidade cristã”; e se intensifique “o trabalho da pastoral familiar” que já foi iniciado e tem “bons resultados”, mas que precisa de ser “sempre renovado”.

Coloco sob a proteção da Sagrada Família todas as famílias da nossa diocese sobretudo as que sentem mais débeis e frágeis e que nos desperte para uma verdadeira e adequada pastoral familiar nas comunidades cristãs”.

 

Na mensagem divulgada pelo sítio online informativo ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, D. João Lavrador convida também “todas as famílias da diocese a sintonizarem com a vontade do Papa” ao estabelecer um ano dedicado à família, no quinto aniversário da Exortação Apostólica ‘Amoris Laetitia’, de 19 de março de 2021 a 26 de junho de 2022, ocasião do X Encontro de Famílias em Roma.

CB/OC

Partilhar:
Scroll to Top