Angra: Novo bispo diocesano «escutará os jovens e caminhará com eles», assinala responsável Pastoral Juvenil

Padre Norberto Brum afirma que «formação específica» de D. Armando Esteves Domingues é «uma mais-valia»

Foto: COD Angra

Angra do Heroísmo, Açores, 13 jan 2023 (Ecclesia) – O diretor do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil de Angra acredita que os jovens açorianos “vão ganhar muito com a personalidade de D. Armando Esteves Domingues”, o novo bispo da diocese que vai tomar posse este domingo.

“É alguém que escutará os jovens, que se entusiasmará com eles e que caminhará com eles”, explicou o padre Norberto Brum, ao portal diocesano ‘Igreja Açores’.

Para o diretor do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil de Angra, e responsável pela Pastoral Universitária, os jovens açorianos “vão ganhar muito com a personalidade” do seu novo bispo, cuja entrada na diocese está marcada para este domingo; partirá em cortejo da igreja da Misericórdia para a Sé, às 16h00.

“É com muita alegria, expectativa, e contentamento que o serviço diocesano vê a chegada do novo bispo e quer acolhê-lo”, acrescentou, destacando, a partir da sua experiência, que “é que é um homem simples, um bom e grande ouvinte; fala pouco e escuta muito e na decisão é firme, refletido e sensato”.

Segundo o padre Norberto Brum, “a formação específica” de D. Armando Esteves Domingues em pastoral juvenil “constitui uma mais-valia”, e “será um motivo de maior proximidade, desafio e ajuda”, sobretudo neste ano com a realização da edição internacional da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Portugal, de 1 a 6 de agosto, em Lisboa.

“Está previsto fazermos durante a Jornada um encontro de jovens dos Açores e, naturalmente, que deverá estar presente, como estará no ‘Dia da Diocese’, quando for feito o envio dos jovens”, acrescentou o diretor do Serviço Diocesano da Pastoral Juvenil.

Já a comunidade do Seminário Episcopal de Angra vai acolher “com muita esperança” o 40.º bispo diocesano; a instituição iniciou o ano letivo 2022/2023 com 10 alunos, no dia 21 de setembro do ano passado, a comunidade de estudantes “mais pequena de sempre” e, pelo segundo ano consecutivo, sem novos alunos.

O reitor explicou que é tempo de conhecer um passado “com 160 anos”, perspetivar o presente e o seu futuro para não tomar “decisões precipitadas”.

“O senhor bispo vai ter que tomar algumas decisões fundamentais para que se pense o modelo de formação sacerdotal nos Açores e não existam precipitações, para já em relação aos que vão ser ordenados e depois em ordem ao futuro da própria instituição”, disse o padre Hélder Miranda Alexandre, adiantando que a equipa formadora “irá ter uma conversa franca” com o novo responsável da diocese.

A Diocese de Angra encontrava-se em sede vacante há mais de um ano, desde 21 de setembro de 2021, com a saída de D. João Lavrador que foi nomeado pelo Papa como bispo de Viana do Castelo, o reitor do Seminário, instituição de ensino e formação da Igreja Católica no Arquipélago dos Açores, lembrou que tem influência nas orientações para o desenvolvimento da pastoral, incluindo a vocacional.

D. Armando Esteves Domingues, de 65 anos, foi nomeado pelo Papa no último dia 4 de novembro como bispo da Diocese de Angra; A entrada solene está marcada para as 17h00 (18h00 em Lisboa), na Catedral de Angra, depois da tomada de posse perante o Colégio de Consultores, organismo representativo do clero.

CB/OC

Açores: Diocese de Angra prepara-se para receber novo bispo

 

 

Partilhar:
Scroll to Top