Açores: Diocese de Angra prepara-se para receber novo bispo

Tomada de posse D. Armando Esteves Domingues marcada para este domingo

Foto: João Lopes Cardoso/Diocese do Porto

 

Angra do Heroísmo, Açores, 12 jan 2023 (Ecclesia) – A Diocese de Angra vai receber este domingo o seu novo bispo, D. Armando Esteves Domingues, nomeado pelo Papa Francisco a 4 de novembro do último ano.

A entrada solene na diocese está marcada para as 17h00 (18h00 em Lisboa), na Catedral de Angra, depois da tomada de posse perante o Colégio de Consultores, organismo representativo do clero.

O 40.º bispo da Diocese de Angra partirá em cortejo da Igreja da Misericórdia, às 16h00.

O portal diocesano ‘Igreja Açores’ precisa que este é “um lugar simbólico de onde saiu a esmagadora maioria dos bispos de Angra rumo à Catedral”, por se tratar de uma igreja junto ao Cais de Alfândega.

“A tradição, cumprida também pelo seu conterrâneo D. João Maria Pereira do Amaral e Pimentel, 28.º bispo de Angra, foi mantida até aos dias de hoje pelos bispos titulares da diocese”, acrescenta a nota.

No final da celebração na Sé, o novo bispo recebe os cumprimentos das autoridades e dos fiéis presentes, seguindo-se um jantar no Seminário Episcopal de Angra.

Igreja da Misericórdia, Angra.
Foto: Agência ECCLESIA/OC

Em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a Diocese açoriana informa que se espera a presença de 17 bispos, entre eles D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca e metropolita da Província Eclesiástica de Lisboa, a que pertence Angra, bem como D. José Ornelas, presidente da Conferencia Episcopal Portuguesa e bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

“Estarão igualmente vários sacerdotes das dioceses de Viseu, Porto, Portalegre-Castelo Branco, ligadas ao nascimento de D. Armando Esteves Domingues, ao seu ministério como sacerdote – no caso de Viseu – e como bispo, no que respeita ao Porto, onde nos últimos quatro anos foi bispo auxiliar”, acrescenta a nota.

As ouvidorias (conjuntos de paróquias) dos Açores foram convidadas a fazer-se representar na celebração da Sé, “na qual se inscrevem diretores dos serviços diocesanos e fundações diocesanas bem como membros dos conselhos económico e pastoral diocesano”.

A Eucaristia vai ter transmissão em direto na RTP Açores e no sítio ‘Igreja Açores’, através da sua página do Facebook.

D. Armando Esteves Domingues, de 65 anos, foi nomeado no último dia 4 de novembro como bispo da Diocese de Angra.

O responsável, até então auxiliar da Diocese do Porto, nasceu a 10 de março de 1957 em Oleiros, Diocese de Portalegre-Castelo Branco; em outubro de 1967 entrou no Seminário Menor de Viseu, em Fornos de Algodres, tendo concluído os estudos no Seminário Maior de Viseu em 1980.

Foi ordenado padre a 13 de janeiro de 1982, na Diocese de Viseu, onde desempenhou funções como pároco, professor de EMRC, assistente regional do Corpo Nacional de Escutas, do Movimento de Educadores Católicos e do Movimento Equipas de Nossa Senhora.

Em Viseu, integrou vários organismos diocesanos, tendo sido ecónomo e vigário-geral, antes da sua nomeação episcopal, a 27 de outubro de 2018 como auxiliar da Diocese do Porto; foi ordenado bispo a 16 de dezembro de 2018, na Catedral de Viseu.

Na Conferência Episcopal Portuguesa, D. Armando Esteves Domingues preside à Comissão Missão e Nova Evangelização.

Oitavo de onze irmãos, o responsável católico conta com formação em áreas como a pastoral juvenil, a espiritualidade e a pastoral familiar, com especial incidência na preparação de noivos para o matrimónio.

“Quero saudar os Açores, nas suas nove ilhas, com toda a sua cultura, património e tradições. Angra já é, para mim, a diocese mais bela do mundo”, referiu o responsável, na sua primeira mensagem à diocese.

A Diocese de Angra encontrava-se em sede vacante desde saída de D. João Lavrador, a 21 de setembro de 2021, que foi nomeado pelo Papa como bispo da Diocese de Viana do Castelo.

Criada em novembro de 1534 pelo Papa Paulo III, através da Bula ‘Aequum Reputamus’, a Diocese açoriana tem 165 paróquias, 59 centros sociais, 47 confrarias e 23 misericórdias.

OC

Foto: Agência ECCLESIA/OC

A Diocese de Angra está organizada em 3 vigararias, que abarcam 17 ouvidorias: sete delas correspondem à respetiva ilha – Faial, Pico, São Jorge, Flores, Corvo, Graciosa e Santa Maria; somam-se oito ouvidorias na ilha de São Miguel – Ponta Delgada, Nordeste, Povoação, Ribeira Grande, Vila Franca do Campo, Fenais da Vera Cruz, Capelas e Lagoa – e duas também na ilha Terceira – Angra e Praia da Vitória.

A sede da diocese é em Angra do Heroísmo, tendo como catedral a Sé de Angra, dedicada a São Salvador do Mundo, e como padroeiro o Beato João Batista Machado.

D. António de Sousa Braga, falecido no último dia 22 de agosto, aos 81 anos de idade, foi o 38.º bispo de Angra, de 30 de junho de 1996 até 15 de março de 2016, e segundo bispo açoriano na história desta diocese.

 

 

Angra: Novo bispo dirige saudação à diocese, com «palavra de esperança», elogiando cultura e tradições açorianas

Partilhar:
Scroll to Top