Bispo D. João Lavrador presidiu a reunião preliminar
Angra do Heroísmo, Açores, 14 jun 2019 (Ecclesia) – A Diocese de Angra vai constituir uma comissão de prevenção e acompanhamento para a proteção de menores, seguindo as indicações do Papa Francisco.
O bispo diocesano, D. João Lavrador, presidiu a uma reunião preliminar com o propósito “definir a metodologia de trabalho” e a forma como irá funcionar mas a sua composição ainda não ser “divulgada” já.
A futura equipa vai ser constituída por médicos, juristas, professores, psicólogos e um assistente sacerdote oriundos das “três principais ilhas” do Arquipélago dos Açores: São Miguel, Terceira e Faial.
Com a comissão de prevenção e acompanhamento em ordem à proteção de menores a Diocese de Angra dá “cumprimento ao compromisso assumido” pelos bispos portugueses na assembleia plenária da Conferência Episcopal Portuguesa (29 de abril-2 de maio) e às orientações do Papa, contextualiza o portal ‘Igreja Açores’.
“Os bispos comprometem-se a criar instâncias de prevenção e acompanhamento em ordem à proteção de menores nas suas dioceses e a atualizar as diretrizes aprovadas pela Conferência Episcopal em 2012, tendo em conta as orientações da Santa Sé”, lê-se no comunicado final da 196.ª Assembleia Plenária.
O Papa Francisco determinou que todas as dioceses católicas devem criar estruturas para receber denúncias de eventuais casos de abusos sexuais, até 2020, no ‘Motu Proprio’ (documento de sua iniciativa pessoal) ‘Vos estis lux mundi’ (Vós sois a luz do mundo), publicado a 9 de maio.
CB/OC
Abusos Sexuais: Papa exige que todas as dioceses criem estruturas para receber denúncias até 2020