D. Armando Esteves Domingues vai presidir à Semana Santa na Catredral
Angra do Heroísmo, Açores, 22 mar 2024 (Ecclesia) – O bispo de Angra vai presidir às celebrações da Semana Santa, a partir deste domingo, na Catedral diocesano, num ciclo que integra jubileus e renovação de promessas sacerdotais em várias ilhas.
A Diocese de Angra informa que, na ilha de São Miguel, o clero vai renovar as promessas sacerdotais, na próxima segunda-feira, dia 25 de março, às 12h30 locais (mais uma hora em Portugal continental), a Missa, em Ponta Delgada, realiza-se na igreja matriz de São Sebastião.
No dia seguinte, D. Armando Esteves Domingues preside à Missa Crismal, na Sé de Angra, com a bênção dos óleos – os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagrado o santo óleo do crisma, -, e participação de “mais de 40 padres”, que vão renovar as promessas sacerdotais, destacando-se sete jubileus – bodas de prata, de ouro e diamante -, a partir das 11h00 locais, informa o portal diocesano ‘Igreja Açores’.
Três sacerdotes vão celebrar o 60.º aniversário de ordenação: o padre Pedro Lima, que nasceu em 1940, está aposentado mas colabora na Paróquia de Santa Luzia de Angra; o padre António Rego, nascido em 1941, cónego jubilado da Sé de Lisboa foi diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, da Conferência Episcopal Portuguesa; e o padre Abílio Morais, que também nasceu em 1941, é pároco emérito de São Braz, na Ouvidoria da Praia, na ilha Terceira.
O padre Francisco Dolores, sacerdote jubilado cónego do Cabido da Sé, vai celebrar as bodas de ouro sacerdotais, foi ordenado em 1974 e nasceu em 1949.
Vão celebrar as bodas de prata, 25 anos de ordenação sacerdotal, o padre António Azevedo, pároco da Matriz das Velas, da Urzelina e da Beira na Ouvidoria e Ilha de São Jorge, que nasceu em 1971 e foi ordenado presbítero em 1999, o padre Francisco Zanon, que está nas Furnas e na Ribeira Quente, na Ouvidoria da Povoação, e o padre Ricardo Tavares, informa o sítio online ‘Igreja Açores’.
A Igreja Católica começa a viver a Semana Santa 2024, este domingo, com a celebração de Ramos que inicia o percurso central do ano litúrgico; na Sé de Angra, o bispo diocesano, preside à Missa da Paixão do Senhor, onde esperam “muitos fiéis”.
“Queremos realçar o sentido desta Semana tão importante para os católicos e congregar os fiéis que queiram participar nas nossas celebrações Começamos no Domingos de Ramos, com uma procissão, a partir da Praça Velha até à Sé”, explicou o pároco da Sé, o padre Hélder Miranda Alexandre.
Os momentos centrais do ano litúrgico começam na Quinta-feira Santa, este ano dia 28 de março, com o Tríduo Pascal; na Sé, D. Armando Esteves Domingues preside à Missa da Ceia do Senhor (20h00), com o rito do lava-pés a jovens e crianças.
“O senhor Bispo irá lavar os pés a jovens que se preparam para o sacramento do Crisma na paróquia e outras crianças da catequese dando continuidade ao que tem sido a JMJ, procurando fazer uma ligação aqueles que são os desafios a pensar na pastoral juvenil da Igreja dos Açores”, explicou o pároco da Sé.
Na manhã de Sexta-feira Santa, há o Ofício de Leitura e Laudes, e, de tarde, a Via-Sacra e a Procissão do Senhor Morto.
As celebrações da Paixão, em Sexta-feira Santa (15h00), e a Vigília Pascal, no sábado (21h00) – vão ser transmitidas na rádio Antena 1, na RTP Açores e na VITEC Azores.
A Eucaristia do Domingo de Páscoa (11h00) também é transmitida pelos Meios de Comunicação Social.
CB/OC
Notícia atualizada às 14h29