Angola: Novo Núncio Apostólico em Luanda

O novo Núncio Apostólico para Angola e São Tomé e Príncipe, D. Novatus Rugambwa, encontra-se já em Luanda, onde presidiu a uma missa na igreja de São Paulo.

O representante diplomático do Papa transmitiu às dezenas de fiéis a satisfação por “poder cumprir mais uma jornada de evangelização e consolidação da fé cristã”.

D. Novatus Rugambwa louvou os “esforços das autoridades” angolanas em “tornar efectiva a paz alcançada há oito anos, de reconstrução e unidade nacional, cujos resultados se traduzem num crescimento económico visível”.

“Para que estas conquistas se multipliquem e se consolidem as famílias devem manter-se unidas, respeitar as diferenças e cultivar a fé cristã”, frisou.

O presidente da CEAST, D. Gabriel Mbilingue, deu as boas-vindas ao Núncio e reiterou a disponibilidade das autoridades eclesiásticas de Angola e São Tomé e Príncipe colaborarem “na procura de respostas, através da palavra de Deus, para os principais desafios sociais, políticos, morais e religiosos”.

D. Novatus Rugambwa foi nomeado, em 20 de Fevereiro, pelo Papa Bento XVI, para representar a diplomacia do Vaticano em Angola e São Tomé e Príncipe, em ­substituição de D. Angelo Becciu, que exerce agora as mesmas funções em Cuba.

É natural de Bukoka, Tanzânia, onde nasceu a 8 de Outubro de 1957. Foi ordenado sacerdote em Julho de 1986. É pós-graduado em direito canónico.

Entrou ao serviço da diplomacia da Santa Sé em Julho de 1991, tendo já representado o Vaticano no Panamá, na República do Congo, no Paquistão, na Nova Zelândia e na Indonésia.

Redacção/«Jornal de Angola»

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top