Angola/Itália: Faleceu o cardeal Eugénio Dal Corso, bispo emérito de Benguela

Papa evoca vida dedicada «às pessoas mais fracas e frágeis»

Foto: Diocese de Benguela

Cidade do Vaticano, 24 out 2024 (Ecclesia) – O cardeal Eugénio Dal Corso, bispo emérito de Benguela (Angola) faleceu este domingo, aos 85 anos de idade, e vai ser hoje sepultado em Verona, Itália.

O responsável católico foi bispo de Saurimo de 1997 a 2008, sendo ainda nomeado administrador apostólico de Cabinda, e bispo de Benguela de 2008 a 2018; foi criado cardeal por Francisco, em 2019.

Na Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), exerceu as funções de secretário-geral e presidente da Comissão Episcopal da Catequese e Evangelização.

O Papa evoca, numa mensagem divulgada pelo Vaticano, o “fiel religioso em Itália e zeloso missionário na Argentina e em Angola”.

“Serviu o Senhor e a Igreja, dedicando-se especialmente às pessoas mais fracas e frágeis, às quais testemunhou o amor de Cristo”, refere o texto.

D. Eugénio Dal Corso nasceu no dia 16 de maio de 1939; foi ordenado sacerdote a 7 de julho de 1963 e ingressou na congregação dos Pobres Servos da Divina Providência.

Em 1986, após onze anos de missão na Argentina, pediu para partir para Angola onde a congregação passou a dirigir o seminário da Diocese de Uíje; em 1991 foi nomeado superior provincial.

O Papa João Paulo II nomeou-o coadjutor da Diocese de Saurimo em 1995, sucedendo a D. Pedro Marcos Ribeiro da Costa a 15 de janeiro de 1997.

OC

Partilhar:
Scroll to Top