Numa iniciativa promovida pela Fundação Fé e Cooperação

Benguela, 30 ago 2017 (Ecclesia) – O chefe de cozinha Henrique Sá Pessoa está na cidade de Benguela, em Angola, para realizar uma “masterclass sobre alimentação sustentável”, a convite da Fundação Fé e Cooperação (FEC), da Conferência Episcopal Portuguesa.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a fundação católica empenhada em projetos de cooperação para o desenvolvimento, nomeadamente em países mais carenciados, explica que “a visita do reconhecido chef português enquadra-se no trabalho que tem sido feito no âmbito do Direito à Alimentação, em Portugal e em Angola".

Nesse contexto, Henrique Sá Pessoa vai participar ainda num debate, esta quinta-feira, “com a comunidade e as autoridades locais sobre o mesmo tema”.

O programa de atividades, que pode ser consultado na página online da FEC, prevê o intercâmbio de experiências “com cozinheiros(as) de restaurantes, instituições e projetos locais de Benguela”, bem como a confeção de “uma refeição completa com produtos locais”.

Destaque ainda, no que diz respeito ao debate sobre Alimentação Sustentável, para a apresentação do projeto “Mundo à Mesa”, uma iniciativa da FEC feita em parceira com a Caritas de Angola, a rede europeia CIDSE e a Associação Casa Velha, e financiada pelo Instituto Português Camões – da Cooperação e da Língua.

Um projeto que visa “a consciencialização e intervenção conjunta da sociedade em torno de sistemas alimentares mais justos, inclusivos e sustentáveis, a nível local e global”.

“Compreender que o que comemos tem uma história, de muitas pessoas e recursos: camponeses, comerciantes, cozinheiros… uma cadeia mais justa e sustentável é o grande objetivo”, frisa a FEC.

A Fundação Fé e Cooperação é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, criada em 1990 pela Conferência Episcopal Portuguesa, da Igreja Católica em Portugal.

Tem como missão promover o desenvolvimento humano integral, com a visão de construir uma sociedade onde cada pessoa possa viver com dignidade e justiça.

JCP

Partilhar:
Share