América: Papa envia mensagem à Igreja Católica na celebração da padroeira do continente

Francisco destaca capacidade de «respeitar a vida humana em todas as fases»

Cidade do Vaticano, 12 dez 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco enviou uma mensagem à Igreja Católica na América, que celebra hoje a festa da padroeira, Nossa Senhora de Guadalupe, que apresentou como “sinal profético de um abraço a todos os habitantes” do continente.

“Este abraço de Maria apontou o caminho que sempre caracterizou a América: uma terra onde povos diferentes podem conviver, uma terra capaz de respeitar a vida humana em todas as fases, desde o nascimento até a velhice, capaz de acolher os migrantes assim como os pobres e marginalizados de todas as idades. Uma terra generosa”, assinalou, durante a audiência pública semanal que decorreu na Praça de São Pedro.

O primeiro Papa sul-americano da Igreja Católica encoraja “todos os habitantes” do continente a terem “os braços abertos como a Virgem Maria, com amor e ternura”.

“Nesta ocasião, quero saudar os irmãos e irmãs do continente e faço-o pensando em Nossa Senhora de Tepeyac” [local do México onde se deu a aparição de Nossa Senhora ao indígena Juan Diego Cuauhtlatoatzin], disse Francisco, destacando que Maria tinha o rosto “de uma mulher mestiça e as suas roupas cheias de símbolos da cultura indígena”.

Para Francisco, esta aparição significa que “Maria está perto de seus filhos, como uma mãe carinhosa que acompanha o seu caminho, partilha as alegrias e as esperanças, os sofrimentos e as angústias dos homens de Deus, que são chamados a fazer parte de todos os povos da terra”.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top