Papa enviou mensagens de despedida no regresso ao Vaticano
Lisboa, 13 jul 2015 (Ecclesia) – O Papa chegou hoje a Roma pelas 13h40 locais (menos uma em Lisboa), após aproximadamente 12 horas e meia de voo desde o Paraguai, encerrando a nova viagem internacional do pontificado.
O pontífice deslocou-se de imediato para a Basílica de Santa Maria Maior, para agradecer à Virgem Maria por esta visita apostólica à América Latina.
Francisco concedeu uma conferência de imprensa durante a viagem aérea, que será divulgada a partir das 15h00 portuguesas.
No tradicional telegrama enviado aos chefes de Estado sobrevoados pelo voo, o Papa desejou um “futuro tranquilo e feliz” ao Brasil, numa mensagem endereçada à presidente Dilma Rousseff.
“Ao regressar da visita, que me levou a encontrar tantos irmãos no Equador, Bolívia e Paraguai, saúdo vossa excelência, desejando ao Brasil um futuro sereno e feliz para os seus filhos, que recordo com saudades e a quem envio uma propiciadora bênção apostólica”, escreveu Francisco,
O Papa recorda assim a viagem ao Brasil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013.
O avião que transportou Francisco sobrevoou também o território de Cabo Verde, país lusófono a que Francisco deixou votos de “harmonia e bem-estar”.
Ao deixar o Aeroporto de Assunção, este domingo, o Papa enviou um telegrama ao presidente do Paraguai, Horacio Manuel Cartes, agradecendo o “afeto” recebido da população que leva no “coração”.
“Peço ao Senhor copiosas graças para todos, que os ajudem a progredir na fraternidade e harmonia”, acrescentou.
Ao entrar no espaço aéreo boliviano, Francisco deixou nova mensagem, ao presidente Evo Morales.
“Envio uma cordial saudação a vossa excelência, reiterando de novo o meu afeto e gratidão a este querido povo. Levo-os no meu coração e rogo ao Senhor abundantes graças para todos, que lhes permitam progredir cada vez mais numa harmoniosa convivência e uma paz estável”, escreveu.
Ao contrário do que aconteceu a 5 de julho, na viagem de ida, o voo não sobrevoou Portugal, passando sobre o território de Marrocos e Espanha, rumo à Itália.
Desde 5 de julho, Francisco percorreu 24730 quilómetros (equivalente a mais de meia volta ao mundo), distribuídos por sete voos entre o Equador, Bolívia e Paraguai.
OC